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FASCICULO 10
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VALDECI DE
OLIVEIRA-BIRO
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12/05/2013
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II ° Sam 12,7-10.13:
O Senhor perdoou o teu pecado, de modo que não morrerás.
Salmo 31, 1-2. 5.7.11: Eu confessei, afinal, meu pecado e perdoastes, Senhor, minha falta.
Salmo 31, 1-2. 5.7.11: Eu confessei, afinal, meu pecado e perdoastes, Senhor, minha falta.
Gal 2,16. 19-21: Eu vivo, mas não eu, é Cristo que vive em mim.
Lucas 7,36-8,3: Os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados,
porque ela mostrou muito amor.
O presente estudo tem como objetivo mostrar como a Bíblia deve ser
entendida e estudada no seu âmbito natural com o Povo de Deus e em Comunidade
de Fé.
"A Bíblia é ao mesmo tempo humana e divina, exige de nossa
parte a tarefa de interpretá-la."
Texto do dia 16 DE JUNHO 2013. |
Comentários
Na primeira leitura, Davi, o rei eleito por Deus, pecou
gravemente. Cometeu adultério com Betsabé, esposa de um dos seus generais mais
leais, depois mandou matar o esposo enganado. Zombou do próprio Deus, ao
arrogar-se o direito abusivo sobre a vida e a morte em beneficio de seus
desejos depravados, relativizando a realeza absoluta de Deus, única fonte do
autêntico direito.
Isto
merece um castigo. Porém, o rei reconhece seu delito e se manifesta
humildemente arrependido. Mostra assim a profundidade de sua fé, apesar de seu
pecado. Por isso Deus o perdoa. Davi ficará para sempre como o exemplo vivo do
homem que, sobrepondo-se às suas misérias, se situa na dinâmica do divino que,
sem desatender a justiça, aplica a misericórdia e o perdão a quem se arrepende.
Na segunda leitura, Paulo não cessa de combater a
mentalidade quem impele o homem a pensar que graças às suas boas ações tem
direitos diante de Deus. A religião, fundada sobre a obediência da lei e sobre
um contrato “te dei, deves dar-me”,
falseia a verdadeira relação com o Senhor. Este tipo de religião conduziu o
judaísmo a rejeitar a mensagem de misericórdia de Jesus, para fechar-se em seu
frio esquema da legalidade vazia. A fé transforma radicalmente esta mentalidade
e nos abre ao amor divino tal como se mostrou em Jesus.
No evangelho, uma mulher se atreve a estragar uma
sobremesa cuidadosamente preparada. A arrogante intrometida, não somente quebra
as leis da boa educação, mas, além disso, comete uma infração de tipo
religioso: um ser impuro não deve manchar a casa de um homem socialmente puro
(um fariseu).
Por
um momento Cristo perde sua dignidade de profeta aos olhos de seu anfitrião: “Se este fosse profeta, saberia quem é esta
mulher que o está tocando e o que é: uma pecadora”. Diante da situação
apresentada, Jesus utiliza o recurso dos sábios: o método socrático de induzir
à conclusão correta a partir dos argumentos corretos. Em vez de corrigir o
anfitrião, convida-o a sair de sua ignorância e a reconhecer que o verdadeiro
pecador é ele; o fariseu que acredita ser puro.
A
mulher não enganou ninguém: ela repetiu os gestos de sua profissão; a mesma
atitude sensual que teve com todos os amantes. Porém, nesses tarde seus gestos
não têm o mesmo sentido. Agora expressam seu respeito e a mudança de seu
coração. O perfume, ela o comprou com suas próprias economias, o preço de seu “pecado”. E sem duvidar, rompe o frasco
(cf. Mc 14,3), para que não seja recuperada nenhuma gota do preciso perfume.
Uma vez mais, um gesto fino e elegante.
Surgem
aqui duas dimensões da salvação. Por uma parte, aparece à liberdade, própria do
amor. Nessa ceia o fariseu tem tudo previsto e preparado. Porém, basta que uma
mulher, impelida por seu coração, entre sem ter sido convidada e a sobremesa
munda totalmente. Por outra parte, o episódio revela a libertação oferecida por
Jesus.
O
Messias proclama, com seus atos e palavras, que o homem já não está condenado à
escravidão da lei e de uma religião alienante. O cristão é um ser libertado
sobre a base dessa fé, feito amor prático pregado por Jesus: “tua fé te salvou”. Na antiguidade as
prostitutas eram consideradas escravas; socialmente não existiam.
Contudo,
esta tarde uma prostituta escuta as palavras de absolvição e de canonização,
pois fez o gesto simbólico, e expressa sua decisão de mudar de vida. Assim se
coloca à cabeça do evangelho. Que outra coisa podem significar as palavras de
Cristo: “teus pecados estão perdoados?”
É a mesma coisa que dizer: “Maria, és uma
santa”.
Oração:
Ó mistério infinito, em quem cremos presente no processo da vida e na historia
do cosmos… Faze que sejamos capazes de compreender que a força que tudo
sustenta é o Amor e nós mesmos somente alcançamos a felicidade no amor. Nós te
pedimos, apoiados no exemplo de Jesus, unidos a todos os homens e mulheres que
te buscam por muitos caminhos. Amém.
Para a revisão de vida
-
Que lugar tem o amor da minha vida interior, na minha vida espiritual, no
sentido da minha vida?
-
O que significa que "os seus muitos
pecados estão perdoados porque ela muito amou"?
Oração da Comunidade
O
infinito mistério, a quem apresentamos no processo da vida e da história do
cosmos... Faça-nos capazes de entender que a força que mantém tudo o que é
amor, e que nós mesmos só alcançarmos a felicidade no amor Nós pedimos isto
apoiado pelo exemplo de Jesus, unidos com todos os homens e mulheres olhando
para você os muitos caminhos. Amém.
BIBLIOGRAFIA
CONSULTADA:
MESTERS, C.; OROFINO, F. Pé no chão,
sonho no coração. Olhar no espelho das primeiras comunidades. Círculos Bíblicos
dos Atos dos Apóstolos (1a parte: At 1,1 a 11,18). São Leopoldo: CEBI, 2001,
146 p.
MOXNES, H. A Economia do Reino: Conflito
Social e Relações Econômicas no Evangelho de Lucas. Traduzido do inglês por
Thereza Christina F. Stummer. São Paulo: Paulus, 1997, 166 p.
RICHARD, P. O Movimento de Jesus depois
da Ressurreição: Uma Interpretação Libertadora dos Atos dos Apóstolos.
Traduzido do espanhol por José Afonso Beradin. São Paulo: Paulinas, 1999, 223
p.
RIUS-CAMPS, J. O Evangelho de Lucas: O
Êxodo do Homem Livre. Traduzido do espanhol por João Rezende Costa. São Paulo:
Paulus, 1997, 363 p.
STORNIOLO, I. Como ler o Evangelho de
Lucas: Os Pobres Constroem a Nova História. 5. ed. São Paulo: Paulus, 1997, 222
p.
Produzido
por Valdeci de Oliveira-Biro
Coordenador
do CEBI-Centro de Estudos Bíblicos-VR
Membro fraterno do CONIC: Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil. Comunicador do programa Palavra e Mensagem, na Rádio Sintonia do Vale 99,3 FM. Todo Domingo de 10 às 12 horas.
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