sábado, 15 de junho de 2013

Introdução ao Estudo Bíblico no Rádio on line - fascículo 10 - Valdeci de Oliveira - BIRO - CEBI Volta Redonda

Introdução ao Estudo Bíblico no Rádio on line
PROGRAMA PALAVRA E MENSAGEM-RÁDIO SINTONIA DO VALE 99,3 FM,
DOMINGO 10 ÁS 12 h.

 
FASCICULO 10
VALDECI DE OLIVEIRA-BIRO
12/05/2013

II ° Sam 12,7-10.13: O Senhor perdoou o teu pecado, de modo que não morrerás.
Salmo 31,
1-2. 5.7.11: Eu confessei, afinal, meu pecado e perdoastes, Senhor, minha falta.
Gal 2,16. 19-21: Eu vivo, mas não eu, é Cristo que vive em mim.
Lucas 7,36-8,3: Os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados, porque ela mostrou muito amor.
O presente estudo tem como objetivo mostrar como a Bíblia deve ser entendida e estudada no seu âmbito natural com o Povo de Deus e em Comunidade de Fé.

"A Bíblia é ao mesmo tempo humana e divina, exige de nossa parte a tarefa de interpretá-la."

Texto do dia 16 DE  JUNHO 2013.





Comentários

Na primeira leitura, Davi, o rei eleito por Deus, pecou gravemente. Cometeu adultério com Betsabé, esposa de um dos seus generais mais leais, depois mandou matar o esposo enganado. Zombou do próprio Deus, ao arrogar-se o direito abusivo sobre a vida e a morte em beneficio de seus desejos depravados, relativizando a realeza absoluta de Deus, única fonte do autêntico direito.
Isto merece um castigo. Porém, o rei reconhece seu delito e se manifesta humildemente arrependido. Mostra assim a profundidade de sua fé, apesar de seu pecado. Por isso Deus o perdoa. Davi ficará para sempre como o exemplo vivo do homem que, sobrepondo-se às suas misérias, se situa na dinâmica do divino que, sem desatender a justiça, aplica a misericórdia e o perdão a quem se arrepende.

Na segunda leitura, Paulo não cessa de combater a mentalidade quem impele o homem a pensar que graças às suas boas ações tem direitos diante de Deus. A religião, fundada sobre a obediência da lei e sobre um contrato “te dei, deves dar-me”, falseia a verdadeira relação com o Senhor. Este tipo de religião conduziu o judaísmo a rejeitar a mensagem de misericórdia de Jesus, para fechar-se em seu frio esquema da legalidade vazia. A fé transforma radicalmente esta mentalidade e nos abre ao amor divino tal como se mostrou em Jesus.

No evangelho, uma mulher se atreve a estragar uma sobremesa cuidadosamente preparada. A arrogante intrometida, não somente quebra as leis da boa educação, mas, além disso, comete uma infração de tipo religioso: um ser impuro não deve manchar a casa de um homem socialmente puro (um fariseu).
Por um momento Cristo perde sua dignidade de profeta aos olhos de seu anfitrião: “Se este fosse profeta, saberia quem é esta mulher que o está tocando e o que é: uma pecadora”. Diante da situação apresentada, Jesus utiliza o recurso dos sábios: o método socrático de induzir à conclusão correta a partir dos argumentos corretos. Em vez de corrigir o anfitrião, convida-o a sair de sua ignorância e a reconhecer que o verdadeiro pecador é ele; o fariseu que acredita ser puro.

A mulher não enganou ninguém: ela repetiu os gestos de sua profissão; a mesma atitude sensual que teve com todos os amantes. Porém, nesses tarde seus gestos não têm o mesmo sentido. Agora expressam seu respeito e a mudança de seu coração. O perfume, ela o comprou com suas próprias economias, o preço de seu “pecado”. E sem duvidar, rompe o frasco (cf. Mc 14,3), para que não seja recuperada nenhuma gota do preciso perfume. Uma vez mais, um gesto fino e elegante.

Surgem aqui duas dimensões da salvação. Por uma parte, aparece à liberdade, própria do amor. Nessa ceia o fariseu tem tudo previsto e preparado. Porém, basta que uma mulher, impelida por seu coração, entre sem ter sido convidada e a sobremesa munda totalmente. Por outra parte, o episódio revela a libertação oferecida por Jesus.

O Messias proclama, com seus atos e palavras, que o homem já não está condenado à escravidão da lei e de uma religião alienante. O cristão é um ser libertado sobre a base dessa fé, feito amor prático pregado por Jesus: “tua fé te salvou”. Na antiguidade as prostitutas eram consideradas escravas; socialmente não existiam.

Contudo, esta tarde uma prostituta escuta as palavras de absolvição e de canonização, pois fez o gesto simbólico, e expressa sua decisão de mudar de vida. Assim se coloca à cabeça do evangelho. Que outra coisa podem significar as palavras de Cristo: “teus pecados estão perdoados?” É a mesma coisa que dizer: “Maria, és uma santa”.

Oração: Ó mistério infinito, em quem cremos presente no processo da vida e na historia do cosmos… Faze que sejamos capazes de compreender que a força que tudo sustenta é o Amor e nós mesmos somente alcançamos a felicidade no amor. Nós te pedimos, apoiados no exemplo de Jesus, unidos a todos os homens e mulheres que te buscam por muitos caminhos. Amém.

Para a revisão de vida
- Que lugar tem o amor da minha vida interior, na minha vida espiritual, no sentido da minha vida?

- O que significa que "os seus muitos pecados estão perdoados porque ela muito amou"?


Oração da Comunidade
O infinito mistério, a quem apresentamos no processo da vida e da história do cosmos... Faça-nos capazes de entender que a força que mantém tudo o que é amor, e que nós mesmos só alcançarmos a felicidade no amor Nós pedimos isto apoiado pelo exemplo de Jesus, unidos com todos os homens e mulheres olhando para você os muitos caminhos. Amém.


BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:

MESTERS, C.; OROFINO, F. Pé no chão, sonho no coração. Olhar no espelho das primeiras comunidades. Círculos Bíblicos dos Atos dos Apóstolos (1a parte: At 1,1 a 11,18). São Leopoldo: CEBI, 2001, 146 p.
MOXNES, H. A Economia do Reino: Conflito Social e Relações Econômicas no Evangelho de Lucas. Traduzido do inglês por Thereza Christina F. Stummer. São Paulo: Paulus, 1997, 166 p.
RICHARD, P. O Movimento de Jesus depois da Ressurreição: Uma Interpretação Libertadora dos Atos dos Apóstolos. Traduzido do espanhol por José Afonso Beradin. São Paulo: Paulinas, 1999, 223 p.
RIUS-CAMPS, J. O Evangelho de Lucas: O Êxodo do Homem Livre. Traduzido do espanhol por João Rezende Costa. São Paulo: Paulus, 1997, 363 p.
STORNIOLO, I. Como ler o Evangelho de Lucas: Os Pobres Constroem a Nova História. 5. ed. São Paulo: Paulus, 1997, 222 p.

Produzido por Valdeci de Oliveira-Biro
Coordenador do CEBI-Centro de Estudos Bíblicos-VR
Membro fraterno do CONIC: Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil. Comunicador do programa Palavra e Mensagem, na Rádio Sintonia do Vale 99,3 FM. Todo Domingo de 10 às 12 horas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário