domingo, 29 de setembro de 2013

Metodologia para a elaboração de um Estudo da Bíblia - 1ª parte DICAS DE COMO TRABALHAR COM GRUPOS BÍBLICOS INICIANTES - Valdeci de Oliveira - Biro - CEBI VOLTA REDONDA

Metodologia para a elaboração de um Estudo da Bíblia - 1ª parte

DICAS DE COMO TRABALHAR COM GRUPOS BÍBLICOS INICIANTES


VALDECI DE OLIVEIRA-BIRO
01/08/2013


O PRESENTE TRABALHO PRETENDE SER UMA PONTE ENTRE O POVO DE DEUS E SUA SAGRADA ESCRITURA. FACILITANDO ASSIM, AÇÃO SALVÍFICA NO MEIO DE NÓS.



COMO DIRIGIR ESTUDOS BÍBLICOS PARTICIPATIVOS

É muito importante aprender em grupos pequenos nos que ensina a Bíblia.  Por isso, Deus conta com ajuda dos estudiosos em Sagrada Escritura para ajudar-nos a entender Bíblia. Pois a cada um é dado um Dom Divino (Cf. I Cor 12,1-31). Quando as pessoas descobrem as verdades da fé, é muito mais provável que seu aprendizado, se transforme em ações de vida.

 E, conseqüentemente transforme em novos sentidos e cheios de significados para sua existência a partir dos estudos compartilhados na Palavra de Deus.

Uma maneira boa de formar discípulos (as) em pequenos grupos de pessoa é reunindo regularmente para estudar a Bíblia. À medida que as pessoas vão se desenvolvendo nas relações, elas podem orar junta, compartilhar preocupações pessoais e receber conselhos, ter atos de companheirismo e amizade, tudo isso é positivo e cria vínculos, estes gestos são saudáveis. Além disso, ser parte de um grupo pequeno de Estudos Bíblicos também pode ajudar cada membro da Igreja/comunidade/pastoral se sinta parte de uma família mais ampla.

Se uma Igreja/comunidade/pastoral quer formar grupos de estudo bíblicos, cabe aos líderes o dever de organizar as pessoas em pequenos grupos onde há geralmente uma mistura de idades, mulheres e homens.

É importante ter um líder de contato que facilite e anime a discussão em grupo. Uma vez que os integrantes tenham maior confiança, diferentes membros podem compartilhar a direção de dos estudos.

E muitas pessoas não estão acostumadas com estudos bíblicos participativos. Geralmente elas esperam poder sentar-se em silencio e aprender com as colocações dos dirigentes. É muito importante mostrar aos participantes como tirar proveito destes estudos, ou ainda, é possível que um líder forme um círculo bíblico e simplesmente siga incentivando o grupo na sua caminhada de estudos.

 Existem algumas dicas práticas para ajudar as pessoas a iniciar o estudo da Bíblia de uma maneira participativa.  É preciso fazer uma demonstração aplicativa. Usar os estudos de uma maneira participativa em reuniões de Igrejas ou em oficinas bíblicas para que as pessoas entendam como devem a proceder ou agir.

TAMANHO DO GRUPO
O tamanho dos grupos deve ser entre 4 a 12 pessoas. Se os grupos passarem deste número, é possível que algumas mais tímidas não participem na discussão. O coordenador deve ser um facilitador. Cabe a esse facilitador dever cuidar e prover o maior número de informação acerca de contexto de passagem que será estudada. Isto pode fazer com que as pessoas se sintam animadas, e que essa falta conhecimento possa ser um incentivo maior ao aprofundamento da Palavra.

Incentivar a espiritualidade do grupo: Animando as pessoas a que ore e peçam a ajuda ao Espírito Santo antes de iniciar a leitura. Quando terminarem, agradeçam a Deus por ter aprendido e pedindo ajuda para colocar em prática o que aprendeu em suas vidas diárias.  Cabe ao facilitador, assegurar de que as pessoas não se dispersem em assuntos que não condiz com o tema bíblico tratado no grupo, trocando assim de tema proposto. E voltar ao tema original.

A conversa paralela é uma praga no grupo, além de desviar toda atenção do grupo, só atrapalha quem quer aprender. Às vezes o facilitador queira sintetizar o debate e assegurar que os participantes voltem ao tema inicial.

O facilitador deve estar consciente da necessidade de evitar que as pessoas dominem falem de mais ao invés animar aquelas pessoas mais tímidas que carecem de confiança a compartilhar seus pontos de vista.

Em uma reunião de Círculos Bíblicos mais ampla ou em uma oficina bíblica, o grupo poderá ler a passagem bíblica e a introdução de forma conjunta, e depois dividir em grupos menores.

Podendo anotar cada pergunta de discussão em diferentes folhas de papel e repartir entre os grupos para que cada um estude um aspecto diferente. Logo podem reunir-se e convidar um representante de cada grupo para que compartilhar o que aprendeu.

 É de fundamental importância, ajudar as pessoas a desenvolver a sua capacidade para coordenar e servir de facilitadores em grupos pequenos.  É preciso encher-se do Espirito Santo com a tarefa renovadora de animar o grupo/círculo/estudo bíblico.
Assim, cada líder a capacitará um líder auxiliar ou coadjutor dentro de grupo.

INDICAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE UM ESTUDO DA BÍBLIA

Este manual contém muitos estudos bíblicos e fornecem passagens bíblicas adicionais em alguns assuntos. A Bíblia, porém, é uma fonte inesgotável de instrução. Se você precisa preparar estudos bíblicos sobre outros temas, oferecemos aqui algumas orientações úteis. A próxima página foi projetada para facilitar a reprodução e apresenta um guia útil para a preparação do estudo.

O Contexto
 Tente descobrir alguma coisa sobre o contexto de passagem. Pode ser útil para saber: quem escreveu o texto? A quem ele escreveu e qual era o propósito original da escrita naquele tempo? Vai ajudar em muito, ter em mãos, um bom Comentário Bíblico e um Dicionário Bíblico, assim como, um livro de Estudo para aprofundamento do tema. Para ajudar a responder a estes tipos de perguntas.

Leitura e compreensão
Leia o texto com cuidado e busque as palavras que podem ser mais difícil de compreender. Isto tem uma importância particular se as pessoas estão estudando uma segunda língua (Hebraico/Grego). Lembre-se que pessoas podem sentir vergonha de admitir que compreender uma palavra. É melhor rever todo o termo difícil.

Observações
Ajude as pessoas a ver o que à passagem Bíblia é realmente esta querendo dizer. Use as perguntas para ajudar as pessoas a entender a mensagem ou a situação do texto.  Não é muito útil poder responder a questões com "sim" ou "não". As melhores perguntas no geralmente começam com: O que? ; Quem? ; Onde? ; Por quê? ; Como? ; Quando? Observe a ênfase principal da passagem antes de se debruçar sobre os detalhes do texto.

Interpretação
Depois que as pessoas tenham entendido o básico da passagem bíblica, procure ajudá-los a compreender e interpretar o que significa esta passagem para nós hoje. Por que, que isso esta acontecendo? Ou “por que devemos fazer isso”? É o tipo de perguntas que devem ser feitas e que vai ajudar as pessoas a encontrar o sentido da passagem. As perguntas devem ter como objetivo criar uma ponte entre nossas observações e nossa interpretação. Boas perguntas podem incluir: Por que o texto bíblico inclui essas imagens e símbolos? Quais são as palavras e ações marcantes dos personagens do texto bíblico? Porque que isso foi escritor e como interpretamos para nós hoje? Como as pessoas daquele tempo entenderam esta mensagem? Como é que esta passagem nos ajuda a compreender Deus hoje?

Aplicativo
Quando percebemos que as pessoas parecem ter compreendido o que significa a passagem bíblica, então temos que olhar nossas vidas, e ver se estamos fazendo o que a de fato a Bíblia nos ensina. Este é o tipo de questão que tem mudando nossas vidas e que nos chama a um verdadeiro desafio. Por exemplo: O que aprendemos sobre Deus? Como nós respondemos a sua Palavra de Vida? Existem aspectos da nossa vida que precisam ser mudado/convertidos? Existem exemplos que devemos seguir? E quais?

Ação
Quando olhamos para nossas vidas, muitas vezes achamos que há uma diferença entre o que estamos fazendo; e o que temos até agora aprendido; e o que deveríamos estar fazendo. Faça algumas perguntas que possam ajudar as pessoas a reduzir este vazio existencial. Então, poderíamos incluir: O que posso fazer agora? Como devo responder a essas questões?

Ligações com outras passagens Bíblicas
Quando interpretamos a Bíblia devemos permitir que a Escritura Sagrada a interprete a própria Escritura Sagrada. Ao preparar o estudo de uma passagem bíblica, busque todas as passagens semelhantes ou outros locais onde é feita referência ao versículo que está estudando. A Bíblia com referências e um processo que pode facilitar esse aprendizado. Os Livros de Concordâncias Bíblicas é um excelente manual para essas circunstâncias. Esses padrões podem ser usados para ajudar a preparar o estudo do Bíblico de qualquer passagem. Sempre que possível dar um título que menciona os itens que pretende aprender no estudo Bíblia

continua


Um comentário: