quarta-feira, 19 de junho de 2013

ENCARTE BÍBLICO DIGITAL - José Geraldo Lima e Valdeci de Oliveira-Biro do CEBI-Volta Redonda

ENCARTE BÍBLICO DIGITAL DO CONSÓRCIO BÍBLICO PASTORAL
 DA DIOCESE(ICAR)- BARRA DO PIRAÍ VOLTA REDONDA-RJ


Produzido por José Geraldo Lima e Valdeci de Oliveira-Biro do CEBI-VR

14° CÍRCULO BÍBLICO DE JUNHO: LUCAS 7,36-50


LEMA: E Jesus disse à mulher: “Seus pecados são perdoados”.

PREPARAR O AMBIENTE: Um pano estendido no chão, sobre ele um crucifixo, uma vela acesa, a Bíblia Sagrada aberta no texto que vai ser lido, desenho de uma mesa, água perfumada, um pouco de óleo, uma faixa de cartolina escrita o lema do encontro.

ACOLHIDA: Animador (a) – A vós, graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo que nos ama e perdoa. Saudamos com alegria todas as pessoas reunidas, presente neste encontro de fé na mesma esperança. Sintamo-nos carinhosamente acolhido (as) na ternura do nosso Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

CANTO: Juntos como irmãos (Cantando a Esperança nº 346).

Leitor (a) –“A oração cristã chega até ao perdão aos inimigos. Transforma os discípulos (as) configurando-os ao seu Mestre. O perdão é o centro na oração cristã. O perdão é fonte de testemunho em nosso mundo, em que o amor é mais forte que o pecado [...]. Não há limite nem medida para o perdão que é essencialmente Divino e Humano. Tratando-se das ofensas (pecados segundo Lc 11,4, ou dívida segundo Mt 6,12), de fato somos sempre devedores. Não deveis nada a ninguém , a não ser o amor mútuo (Rm 13,8). A comunhão da Santíssima Trindade é a fonte e o critério da verdade de toda relação. Esta comunhão é vivida na oração, sobretudo na Eucaristia” (CIC).

CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO: O Evangelho é Boa Nova (Cantando a Esperança nº459).
UM OLHAR PARA O EVANGELHO DE LUCAS 7,36- 50.




PARA REFLETIR:

1)Os preferidos de Deus são aquelas pessoas que muitas vezes julgamos como perdidos e irrecuperáveis. Comentar e tirar as conseqüências.

2)A partir da leitura desse texto, qual a missão que nos dia de hoje Deus convida para realizarmos? Que compromissos têm que assumir como Batizados?

PRECES: Animador (a) – Convidar as pessoas rezarem as preces inspiradas na leitura bíblica e na reflexão das perguntas, Em seguida rezar o Pai Nosso.

CELEBRANDO A VIDA: Deus não precisa de nada. Mas exige algo que ele quer. A nossa conversão. Não devemos fundamentar a nossa fé no legalismo de nenhuma Lei Judaíca de Moisés e sim na lei maior do ágape do Deus de Jesus. “Amem-se uns aos outros, assim como eu amei vocês” (Jo15,12b). Deus deseja ser servido nos seus filhos e filhas que estão de algum modo sofrendo. Esse serviço aos necessitados, mais do que qualquer rótulo que tenhamos o direito de usar, é o critério para definir nossa proximidade com o Pai que a todos cuida como uma família, como o Filho que por todos deu sua vida aos irmãos, com o Espírito Santo que a todos quer levar  santificação através do amor.

OREMOS: Deus de toda consolação e, Pai de misericórdia que não desejais a morte, mas a conversão de todos. Venha em auxílio de vosso povo, para que se converta e viva na prática da bondade. Ouvindo vossa Palavra, ajudai-nos a reconhecer nossos pecados e a dar-vos graças pelo perdão recebido. Para o nosso exame de consciência, preparando-nos para a confissão de nossos pecados, deixemo-nos guiar pela Palavra de Deus. Amém!

BÊNÇÃO: O Deus que fez Jesus ressurgir da morte nos ressuscite para uma vida nova, nos encha de amor e de esperança e nos dê a sua paz agora e para sempre. Amém!
CANTO: Vós Sois o Caminho (Cantando a Esperança nº 610).
Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo.
TODOS: Para sempre seja louvado!



15° CIRCULO BÍBLICO DE JUNHO LUCAS  8,1-15.


LEMA: “O semeador saiu para semear a semente” (Lc 8,5).

PREPAR O AMBIENTE: Estender um pano no chão, sobre ele um crucifixo, a Bíblia aberta no texto que vai ser lido, um vela acesa, flores, uma vasilha com semente, outra com terra, uma faixa escrita com o lema do encontro.

ACOLHIDA: Celebramos nossa caminhada, medos, dúvidas e nossas alegrias. No coração fica a certeza de que Jesus está conosco, todos os dias, até o fim dos tempos. Celebramos também nossa decisão de estar com Ele e acolher, na terra da nossa vida, a semente do Reino que o Pai sempre lança em nós. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

CANTO: O semeador corajoso (Cantando a Esperança nº 702).

Leitor (a) – A semente é sempre boa, a terra às vezes não está bem preparada. Mas o agricultor sempre está disposto a retirar as pedras, roçar os espinhos, espantar as aves e dar a vida pela roça. Com toda a nossa força, vamos espantar as aves e dar a vida pela roça. Com toda a nossa força, vamos realizar a festa do Reino que já está no meio de nós. Preparemos o terreno do nosso coração, para acolher a semente que vai ser lançada no coração dos Filhos (as) de Deus!

CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGLHO. (Cantando a Esperança 418 nº 4)
UM OLHAR PARA O EVAGELHO DE LUCAS 8,1-15.

1) Olhando para a parábola, comente em que tipo de terreno nós  representamos?

2)Quais são os desafios e as principais dificuldades que impedem a nossa comunidade de dar os frutos que o Evangelho pede e promete?

PRECES: Animador (a) – Convidar as pessoas rezarem as preces, inspiradas no Evangelho anunciado, e nas perguntas para reflexão. Em seguida rezar o Pai Nosso.


CELEBRANDO A VIDA: O Reino de Deus se constrói na medida em que vão se realizando os sonhos de Deus: a vida mais forte, mais fraterna, a libertação das pessoas, superando todo tipo de desigualdade social, para isso, a nossa responsabilidade como batizados, é semear a Palavra de Deus e buscar a força dele, para que a nossa fé estejam inseridas na vida e na história.

OREMOS: Senhor nosso Deus, a semente é uma sinal da promessa de vida, assim como nós. Precisamos ter condições para desenvolver os dons e carismas que nos destes. Daí-nos Senhor a força do teu Espírito Santo, para tornar a nossa vida bonita, perfeita, coerente e obediente a tua Palavra, que nos oriente para sermos um terreno fértil, que possa produzir muitos frutos. Amém!

BÊNÇÃO: Pela força da Terra, mãe da vida, o Deus do universo abençoe a nós e a toda as criaturas, que sejam verdadeiros semeadores de tua Palavra, com o seu AXÉ, agora e sempre. Amém!
CANTO: Põe a semente na terra (Cantando a Esperança nº 486)
Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo.
TODOS: Para sempre seja louvado.


16° CÍRCULO BÍBLICO DE JUNHO: LUCAS 8,40-56.


LEMA: “Jesus disse a mulher: Minha filha, sua fé curou você. Vá em paz”.

PREPARAR O AMBIENTE: Estender um pano no chão, sobre ele um crucifixo, uma vela acesa, a Bíblia Sagrada aberta no texto que vai ser lido, flores, uma estampa de uma mulher apresentando doente, uma faixa escrita com o lema do encontro.

ACOLHIDA: Caríssimos irmãos e irmãs, Deus nos acolhe na sua bondade eterna e na sua misericórdia como filhos (as) queridos, principalmente os doentes. Assim, para sermos capazes de acolher as pessoas, antes de qualquer coisa, temos que ter presente à certeza de sermos amados por Deus. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
CANTO: Eu vim para que todos (Cantando a Esperança nº 625).



Leitor (a) – A doença é um apelo à fraternidade e a igualdade, pois atinge a todos: ricos, pobres, crianças, jovens, idosos. Com a doença, escancara-se diante de nós a profunda igualdade da nossa impotência diante da vida. Diante dessa realidade, a atitude mais lógica é a da fraternidade e da solidariedade: novo nome do amor. Somos amados e escolhidos para participar da construção do Reino de Deus, a fim de que “todos tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10,10).

CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO: Vai falar no Evangelho (Cantando a Esperança nº 458).
UM OLHAR PARA O EVANGELHO DE LUCAS: 8,40-56.

PARA REFLETIE:

1) Jesus diz à menina que se levante. O que Jesus precisa dizer para você hoje se levantar? E a comunidade, como está seu estado de animo na fé?

2) Comente esta afirmação: “A sociedade costuma dar mais valor aos bens materiais do que à vida humana!”. E nós comungamos dessa mesma odéia?

PRECES: Animador (a) – Convidar as pessoas rezarem as preces inspiradas na leitura do Evangelho e nas perguntas de reflexão. Em seguida rezar o Pai Nosso.
CELEBRANDO A VIDA: Entre Jesus e o povo há uma sintonia perfeita. O povo quer vida, e Jesus dá em abundância. Essa sintonia é resultado do amor que existe entre Jesus e o Pai: “O Pai me ama porque eu dou a minha vida para retomá-la de novo. Ninguém tira a minha vida; eu a dou livremente. Tenho poder de dar a vida e tenho poder de retomá-la. Esse é o mandamento que recebi do meu Pai” (Jo 10,17-18).

OREMOS: Senhor, nosso Deus, que nos criastes por amor e nos redimiu em vosso Filho Jesus Cristo para que tivéssemos vida em abundância, concedei-nos a graça de fazer as escolhas certas, para que nossos projetos de vida possam ser vividos por amor de vós e de nossos irmãos e irmãs, especialmente dos que mais sofrem. Vós que viveis e reinas para sempre. Amém!

BÊNÇÃO: Senhor, pedimos a tua bênção nesse final de encontro, derrama sobre nós a luz do teu Espírito Santo, nos momentos difíceis de nossa vida, de nosso sofrimento. Volte seu olhar misericordioso para nós e nos dê a cura de todos os males. Amém!
CANTO: Caminhando vai (Cantando a Esperança nº655).
Louvado se nosso Senhor Jesus Cristo.
TODOS: Para sempre se louvado.


17° CÍRCULO BÍBLICO DE JUNHO: LUCAS 9,1-17.


LEMA: Jesus disse: “Vocês é que têm de lhes dar de comer” (9,13).

PREPARAR O AMBIENTE: Estender um pano no chão, sobre ele um crucifixo, uma vela acesa, a Bíblia aberta no texto que vai ser lido, flores, um pedaço de pão, depois partilhar entre as pessoas, (criar um espaço), Uma cartolina escrita com o lema do encontro.

ACOLHIDA: Irmãos irmãs, sejam todos bem vindos, para mais um encontro de fé e de experiência e vida, com a Palavra de Deus, que hoje nos propõe a partilhar o que somos e que temos e que o Senhor nos reine e com sua bondade, nos mostra o caminho da verdadeira conversão. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
CANTO: Alegre, vamos (Cantando a Esperança nº 349).

Leitor (a) – A cena dos pães se tornou eterno na Eucaristia Cristã, como gesto que relembra o dom de Deus repartido entre todos, para que todos tenham vida. Por essa razão a Eucaristia é sempre uma denúncia e um anúncio. Denúncia dos projetos econômicos baseados na acumulação da ganância, que gera a fome e a miséria, e anúncio do dom partilhado, único meio de todos terem acesso aos bens que Deus destinou a todos. Eucaristia é, portanto, julgamento e salvação. Oxalá (tomará Deus) não esteja sendo julgados e condenados quando dela participamos.

CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO: Tua Palavra é vida, Senhor (Cantando a Esperança nº 760).
UM OLHAR PARA O EVANGELHO DE LUCAS 9,1-17.






PARA REFLETIR:

1) Qual sentido profundo da partilha dos pães hoje? O que partilha do pão enquanto comunhão traz de conseqüência para a sociedade baseada no lucro da ganância desenfreada?

2) Os sucessivos planos econômicos, nacionais e internacionais, visam de fato repartir a riqueza nacional e mundial, ou os que têm mais aumentam mais suas riquezas, e os que têm menos sempre menos?

PRECES: Animado (a) – Convidar as pessoas rezarem as preces inspiradas na leitura bíblica anunciada e na reflexão das perguntas. Em seguida rezar o pai Nosso.

CELEBRANDO A VIDA: A luta pela vida tem também uma dimensão clara de participação política e luta pela transformação das estruturas morte.  Não basta operar no âmbito de nossa consciência pessoal e de nossas comunidades. É preciso perceber que todas as ações que fazemos se somam na construção de uma sociedade mais justa, mais fraterna, onde todos tenham o direito de viver uma vida igualitária.

OREMOS: Senhor nosso Deus, graças te damos pelo dom da vida, pela alegria do encontro e pela solidariedade entre as pessoas. Agradecemos por este encontro de amor e partilha, pelas pessoas que aqui estão, por nossas famílias, pelos amigos e pelas companheiras de caminhada. Que a tua graça nos acompanhe em nossas lutas e sofrimentos e que teu Espírito inspire em nós ações de resistência e transformação para que, em conjunto queremos uma sociedade nova baseada na justiça, na paz e na solidariedade. Amém!

BÊNÇÃO: Senhor Deus da vida, queremos que seja sempre o Deus Conosco, animando nossos esforços, garantindo nossa esperança, alimentando nossa caridade fraterna. Queremos viver a partilha, a solidariedade e a fraternidade, Daí-nos forças para sermos testemunhas de uma vida sempre nova. Por Cristo nosso Senhor. Amém!

CANTO: Partilha (Cantando a Esperança nº 487).
Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo.
TODOS: Para sempre seja louvado.



18º CÍRCULO BÍBLICO DE JUNHO. LUCAS 9,18-36.


LEMA: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e me siga” (Lc 9,18-36).

PREPARAR O AMBIENTE: Estender um pano no chão, sobre ele um crucifixo, a Bíblia aberta no texto que vai ser lido, uma vela acesa, flores, colocar uma estampa de Jesus Cristo (glorioso, transfigurado, ressuscitado), uma cartolina escrita com o lema do encontro.

ACOLHIDA: Animador (a) - Estamos aqui reunidos, para ouvir a proposta de Deus, que nos convida para o seu seguimento, porém, estar disposto a não nos acomodarmos. Jesus mesmo era um peregrino que deixava tudo para cumprir a missão que o Pai lhe confiara. Somos frágeis, mas queremos aceitar a proposta transformadora de Jesus. Deixemos nosso comodismo e juntos o seguiremos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
CANTO: Migrante (Cantando a Esperança nº 342).

Leitor (a) – Para seguir Jesus exige de nós a renúncia, isto é, deixar os próprios interesses para colocar o projeto de Jesus em primeiro lugar, tomar a cada dia a sua cruz, ou seja, enfrentar continuamente a posição, perseguição e marginalização. Seguir a Jesus, continuando a sua palavra e ação. Assim os discípulos (as) se tornarão digno do Salvador, e ganhará a verdadeira vida, que consiste em participar de toda a caminhada do Filho de Deus, até a glória.

CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO: Bendita Palavra do Senhor (Cantando a Esperança nº 759).
(UM OLHAR PARA O EVANGELHO DE LUCAS: 9,18-36).

PARA REFLETIR:

1) Quais os sinais que percebemos que o Reino de Deus já está no meio de nós? Milagres estrondosos que venha do céu? Ou sinais concretos de partilha, fraternidade, justiça social entre as pessoas! Comente?

2) Para estar no seguimento de Jesus, ele disse que precisamos renunciar. Explique o que significa renunciar a si mesmo? As nossas comunidades renunciam alguma coisa?


PRECES: Animador (a) - Convidar as pessoas rezarem as preces inspiradas na leitura bíblica e na reflexão das perguntas. Em seguida rezar o Pai Nosso.

CELEBRANDO A VIDA: Animador (a) - Jesus Cristo nos há de transfigurar conforme a sua existência gloriosa. Todos nós somos chamados a sermos filhos de Deus. Nosso destino verdadeiro é a glória que Deus nos quer dar. Ora, para chegar lá, (como Jesus) iniciar nosso “Êxodo”, nossa caminhada da fé e do amor fraterno, comprometido com a prática da transformação. O caminho é árduo, e as nossas forças parecem insuficientes. Às vezes parece que não existe perspectiva de mudança. Uma sociedade mais justa e mais fraterna pare sempre mais distante. Mas assim como os discípulos de Jesus, pela transfiguração no monte, puderam entrever a glória no fim da caminhada, assim sabemos nós que a caminha da cruz é a caminhada da glória.

OREMOS: Senhor sois o Deus da vida. Olhando para nós mesmos e vivemos o quanto ainda precisamos nos converter para sermos eficientes servos do teu Reino. Ajuda-nos Senhor a trabalhar sempre pela justiça, pela paz e pela igualdade social. Para isso, Senhor vem em nosso auxílio como filhas e filhos amados de Ti. Amém!
CANTO: Anunciaremos teu Reino (Cantando a Esperança nº 701).
Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo.
TODOS: Para sempre seja louvado.

Produzido por José Geraldo Lima e Valdeci de Oliveira-Biro do CEBI-VR

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:

MESTERS, C.; OROFINO, F. Pé no chão, sonho no coração. Olhar no espelho das primeiras comunidades. Círculos Bíblicos dos Atos dos Apóstolos (1a parte: At 1,1 a 11,18). São Leopoldo: CEBI, 2001, 146 p.
MOXNES, H. A Economia do Reino: Conflito Social e Relações Econômicas no Evangelho de Lucas. Traduzido do inglês por Thereza Christina F. Stummer. São Paulo: Paulus, 1997, 166 p.
RICHARD, P. O Movimento de Jesus depois da Ressurreição: Uma Interpretação Libertadora dos Atos dos Apóstolos. Traduzido do espanhol por José Afonso Beradin. São Paulo: Paulinas, 1999, 223 p.
RIUS-CAMPS, J. O Evangelho de Lucas: O Êxodo do Homem Livre. Traduzido do espanhol por João Rezende Costa. São Paulo: Paulus, 1997, 363 p.
STORNIOLO, I. Como ler o Evangelho de Lucas: Os Pobres Constroem a Nova História. 5. ed. São Paulo: Paulus, 1997, 222 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário