quinta-feira, 7 de maio de 2015

DICA BÍBLICA: COMO COMEÇAR LER A BÍBLIA PELA 1ª VEZ, MAS EM CÍRCULOS BÍBLICOS E OUTROS GRUPOS AFINS? Valdeci de Oliveira Biro

DICA BÍBLICA: COMO COMEÇAR LER A BÍBLIA PELA 1ª VEZ, MAS EM CÍRCULOS BÍBLICOS E OUTROS GRUPOS AFINS?

Em nosso dia a dia, temos nos deparados com muitas pessoas, que afirmam que não conseguem ler a Bíblia por falta de instrução ou de alguém que possa conduzi-las neste caminho de fé.
Ler a Bíblia de qualquer maneira é arriscado/perigoso. A Bíblia deve ser lida de uma forma eficiente! Uma forma é nas CEB’s de tradição Católica Romana, com suas Escolas Bíblicas[1] ou nos Círculos Bíblicos/Grupos de Reflexão/ Grupos de Base/Grupos de Rua[2] e nos Grupos de Fé e Vida ou Grupos de Fé e Política[3]. Na tradição Evangélica com as Escolas Dominicais, com seus grupos de cultos nos lares, bem como os grupos de visitação para doentes, famílias enlutadas, ou seja, em cada comunidade pode existir um grupo de pessoas que lê, estuda e planeja visitas a doentes, a pessoas desanimadas, afastadas, excluídas, deprimidas e sedentas por comunhão[4].  
Percebam, quantos grupos trabalham com Palavra de Deus! É à força da Palavra de Deus no meio do seu Povo.  Esses grupos já estão capacitados na instrução da Palavra de Deus para aquelas (as) pessoas que necessitam de uma explicação bíblica, e que possam ajudá-los a entender o texto bíblico sem confusão ou distorções fundamentalistas.
O que move a fé de uma pessoa que esta começando a estudar a bíblia, é a valorização de suas perguntas. Para nós biblistas, inseridos no meio do povão, não existe pergunta boba por parte daqueles que tem duvidas sobre as passagens bíblicas. Lembrando, o que move o estudo bíblico são as perguntas que povo faz sobre a Palavra de Deus. Geralmente quando pegamos a bíblia para ler pela primeira vez, começamos pelo livro de Gênesis, e é ai que se encontra uma boa dica de leitura inicial da bíblia: Começar a ler a bíblia pelo livro de Gênesis, mas desde que seja em grupos/círculos bíblicos/grupos de reflexão...
Esta forma de se reunir em grupos, cria uma nova modalidade de Igreja. A chamada Igreja doméstica. A Igreja que refletia a Palavra de Deus nas casas. Era dessa forma que os primeiros círculos bíblicos surgiram nos primeiros séculos da Era Cristã, refletindo a Palavra de Deus nas casas.
Gente! Em grupo fica tudo mais fácil, principalmente o entendimento da Palavra de Deus, ok!
Outra sugestão prática é ler o Livro de Atos dos Apóstolos capítulo 8 26-40: Aqui, Filipe é enviado por um anjo do Senhor até uma região, onde encontra um Etíope Ministro[5] da rainha Candece na África, explica uma passagem das escrituras do Profeta Isaías, o qual ele lia e batiza-o Etíope no Novo Testamento. Então fique ai à dica bíblica de hoje.
 Valdeci de Oliveira Biro
Pós-Graduado em Assessoria Bíblica Centro de Estudos Bíblicos
 Escola Superior de Teologia Bíblica Luterana de São Leopoldo-RS




[1]O método da Leitura Popular da Bíblia: aceitar que o mistério salvífico em Deus se da através de Jesus, o Homem de Nazaré, impulsionado pelo Espírito Santo e tendo como protagonistas os pobres, excluídos e pecadores; crescer na fé e no conhecimento bíblico em conjunto com os irmãos e em comunidades; por em prática os atos e palavras de Jesus.
[2] Compor Círculo Bíblico ou Grupo de Reflexão é muito simples. Convide, por exemplo, os vizinhos de sua rua e reúna pequenos grupos de 8, 10 e até 12 pessoas. O 1º encontro pode acontecer em casa oferecida com antecedência por alguém do grupo. Seria conveniente que os encontros seguintes fossem realizados em casas diferentes da mesma rua, para que todos possam ir se aproximando e se conhecendo melhor. Os grupos podem ser formados por afinidades: grupos de casais, de jovens de adolescentes e de crianças, etc. Era comum entre os cristãos reunir-se da Palavra e da Eucaristia nas casas (Atos 2,42-47). O apóstolo Paulo destaca muitas casas que se tornaram igrejas a serviço da evangelização (Rm 16,5; 1°Cor 16,19; Fl 4,22; Cl 4,15...). Casa é na atividade missionaria de Jesus, lugar especial de aproximação, de acolhimento, de fraternidade, de escuta da Palavra e da partilha do Pão. < http://pt.slideshare.net/leituraorante/crculos-bblicosgrupos-de-reflexo> acessado em 03 de maio de 2015.
[3]  Excelente artigo de Dom Valmor, Arcebispo de Belo Horizonte MG, que valoriza e resgata  trabalha profético dos grupo de Fé e Politica: “Os grupos de fé e política cumprem uma imprescindível tarefa educativa e prestam um serviço qualificado, acima de simples interesse partidário. Exercem a cidadania à luz do Evangelho. Eles são uma efetiva possibilidade de corrigir descompassos notados na sociedade quando se confunde a relação entre fé, religião e política, especialmente no que diz respeito a instituições e eleições. É lamentável quando se fala de bancada confessional. Um parlamento se configura por razões políticas nobres e cidadãs. Jamais por interesses cartoriais de grupos religiosos”.< http://legislativonesp.blogspot.com.br/2013/10/artigo-de-dom-walmor-grupos-de-fe-e.html>acessado em 03 de maio de 2015
[4] Comunidade Viva: manual de educação à distância. Organizador Sidnei Vilmar Noé. São Leopoldo, RS: EST, 2003, p.5.   
[5]Ora, um Etíope, eunuco e alto funcionário de Candece, rainha da Etiópia, que era superintendente de todo o seu tesouro, viera a Jerusalém para adorar” (At 8,27). Pelo texto podemos entender que eunuco não é um povo, mas este eunuco pertencia à Etiópia, e era alto funcionário real. Conforme o texto a Etiópia estava sendo governada por uma rainha, que era designada pelos outros povos como rainha de Candece. Aqui no caso este Eunuco se tornou (ou impuseram) esta condição para poder trabalhar no Palácio da Rainha. A Etiópia que aparece no texto estava localizada no norte da África além da primeira catarata do Rio Nilo, se pode entender como o Sudão ou Núbia egípcio. Nota complementar: Quem foram os Eunucos dos tempos bíblicos? Em poucas palavras podemos resumir que a palavra eunuco parece se referir a homens castrados (normalmente para servir a realeza feminina em "segurança"). Este expediente era muito usado na antiguidade, pode-se entender este eunuco etíope desta maneira. Jesus no evangelho de Mateus fala de três tipos de eunucos (conforme Mt, 19,12). Comentando a passagem podemos dizer: aqueles que nasceram eunucos, e são eunucos desde o seio materno. Pode se entender eunucos "que pelos homens foram feitos tais" são aqueles que foram castrados. O eunuco etíope, em Atos 8, é batizado pelo Apóstolo Filipe. O eunuco estava lendo Isaías 53, a passagem profética do Messias que descreve o destino sofredor daquele que foi tirado da terra dos viventes. O Eunuco recebeu a mensagem de que aqueles que afirmarem que Jesus é o filho de Deus seriam incluídos em seu Reino. Daí, então a sua pergunta: "O que impede que eu seja batizado?” Mais uma explicação para a palavra eunuco encontramos no convite que Jesus faz a aqueles que querem consagrar-se exclusivamente ao Reino de Deus. O texto do evangelho de Mateus é muito claro não precisa de maiores explicações: “Com efeito, há eunucos que nasceram assim, desde o ventre materno. E há eunucos que foram feitos eunucos pelos homens. E há eunucos que se fizeram eunucos por causa do Reino dos Céus. Quem tiver capacidade par compreender, compreenda”. (Mt 19,12). < http://www.abiblia.org/ver.php?id=3099#.VUY1yI5Viko >  acessado em 3 de maio de 2015. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário