segunda-feira, 16 de setembro de 2013

EVANGELHO DE LUCAS: ALEGRIA DO EVANGELHO DE JESUS EM TODOS OS CANTOS DA TERRA. Biro - Valdeci de Oliveira - CEBI - VR

SETEMBRO MÊS DA BIBLIA(ICAR) 2013

EVANGELHO DE LUCAS: ALEGRIA DO EVANGELHO DE JESUS EM TODOS OS CANTOS DA TERRA.


Dedicamo-nos ao estudo do Evangelho de Lucas, relato escrito fora dos arredores da Palestina retoma as memórias no final do primeiro século, nos ajuda a aproximarmo-nos da originalidade da proposta do mestre Jesus.
Esse evangelho nasce das comunidades de Lucas, fundadas e acompanhadas pelo apóstolo dos gentios e pagãos: Paulo de Tarso e seus companheiros (as).

É neste contexto que tudo que a proposta de Jesus toma sentindo humanizador, o Reinado de Deus se faz presente na vida com justiça aos pobres e injustiçados.
O Discipulado em Lucas não traz nem ouro nem prata, mas Jesus Cristo. Aquele que foi capaz de bater o coração de todos, ensinado a partilhar, a serem misericordiosos uns com os outros, promovendo a reconciliação e levando alegria do Evangelho aos corações tristes e sem esperança.
A prática orante de Jesus Cristo tem um privilégio marcante neste Evangelho de Lucas. Foi alavanca que impulsionou as engrenagens da prática libertadora levando-os a intimidade com o Pai. Uma experiência de Cruz e Salvação demonstrada em forma de misericórdia, de perdão, e de acolhida a partir da vida com respeito à pessoa na sua dignidade humana.

O CEBI traz a proposta da LOB: Leitura Orante da Bíblia. Nascida e apoiada por nosso querido Profeta Dom Waldyr Calheiros de Novaes, um dos primeiros coordenadores do CEBI-Nacional.
A Igreja de Cristo no Sul Fluminense tem como características a Bíblia como companheira de caminhada. É uma marca indelével das nossas Comunidades Eclesiais de Base e dos Movimentos Ecumênicos fiéis ao caminho aberto pelo Galileu de Nazaré.
O CEBI convida a todos a redescobrir e refazer o caminho de Emaús, pois somos testemunhas de sua bondade e alegria.
Desejo a todos que tenham Setembro como o Mês da Bíblia, mas com intensa busca, no sentido da vida e de sua dignidade e na ressurreição do Homem de Nazaré.


Valdeci de Oliveira-Biro-Coordenador do CEBI-VR/ Assessor Bíblico GAEB- da Área Norte. Comunicador da Rádio Sintonia do Vale: Programa Palavra & Mensagem. Dom.10 às 12 valdecideoliveira@hotmail.com



AGENDA BÍBLICA


1 A 30 DE SETEMBRO
MÊS DA BÍBLIA ACONTECENDO EM VOLTA REDONDA
Tema: Discípulos (As) E Missionários (As) Em Cristo Segundo Ev. Lucas.
Lema: “... Celebrar A Volta Deste Seu Irmão E Alegrar-Nos,..., Estava Perdido E Foi Achado”. (Lc 15,32)
VÁRIOS ASSESSORES
REGIÃO PASTORAL DE VR


19-20 DE OUTUBRO
SEMINÁRIO BÍBLICO DO CEBI-VR:  O SENTIDO DAS PALAVRAS TOLERÂNCIA/INTOLERÂNCIA E SUAS FACETAS NA ATUALIDADE.
GINÁSIO AMARO INÁCIO.
OFICINAS BÍBLICAS COLÉGIO PARÁ OU AMARAL PEIXOTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário