quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Metodologia para a elaboração de um Estudo da Bíblia - 2ª parte DICAS DE COMO TRABALHAR COM GRUPOS BÍBLICOS INICIANTES - Valdeci de Oliveira - Biro - CEBI VOLTA REDONDA

Metodologia para a elaboração de um Estudo da Bíblia - 

2ª parte (final)

DICAS DE COMO TRABALHAR COM GRUPOS BÍBLICOS INICIANTES - 

Valdeci de Oliveira - Biro - CEBI VOLTA REDONDA

ESTUDOS BÍBLICOS

(Folha de preparação para Estudo Bíblico)

Passagem Biblica (escrever a passagem): I Tessalonicenses 5,16-18: VERSÃO BÍBLIA DA CNBB

V.16 Estai sempre alegres.
V.17 Orai continuamente.
V.18 Dai graças, em toda e qualquer situação, porque esta é a vontade de Deus, no Cristo Jesus, a vosso respeito.

Tema / Objetivo: Para mostrar que devemos sempre dar Graças a Deus.

Contexto
Quem escreveu carta (quem foi o autor ou autores supostamente da carta)?
Resposta: O apóstolo Paulo com Silvano e Timóteo
Quando foi escrita (em que ano aproximadamente ela foi escrita)?
Resposta: Cerca de 50 d.C,(depois da Ressurreição de Cristo), ou cerca de 50 da E.C( Era Comum para os Judeus, que não acreditam na Ressurreição de Jesus Cristo)

A quem esta carta se dirigia (quem eram as pessoas que deveriam receber esta carta)?
Resposta: Para os cristãos convertidos da cidade grega de Tessalônica.
Por que ela foi escrita (qual foi o motivo mais importante que levou o autor sagrado a escrever esta carta)?
Resposta: Ele é um missionário e escreve para seus convertidos para serem firmes na sua fé.

Compreensão

Palavras: Estas palavras podem ser difíceis de entender como: orar, alegres, abster-se.
Conceitos: Estes conceitos podem ser difíceis de entender como: Graça, vontade de Deus e respeito.
Palavras e conceitos são chaves para uma boa compreensão fiel ao texto bíblico.

Comentário: O que podemos a fazer diante dessas situações?
Quando devemos ser alegres?

Interpretação: O que significa dialogar com Deus a todo o momento? Por que deveríamos ser gratos a Deus em todas as situações? Como você se sentiria se Paulo tivesse dito isso a você?

Aplicativo: Estou grato em todos os momentos da vida?
Estou sempre alegre/feliz/contente?

Ação: O que posso fazer para dar Graças em todas as circunstâncias/momentos? O que posso fazer para ser feliz o tempo todo?

 Textos paralelos ou Conexão outras passagens Bíblicas:


Efésios 6, 18: Com toda sorte de preces e súplicas, orai constantemente no Espírito. Prestai vigilante atenção neste ponto, intercedendo por todos os santos.
Filipenses 4,4: Alegrai-vos sempre no Senhor! Repito, alegrai-vos!

O que é um Perícope Bíblica?
Perícope: A perícope (/ p ə r ɪ k ə p i ː //; grego περικοπή”, um corte").
Perícope é um termo grego que significa “cortar ao redor” que é usado pelos estudiosos para se referir as unidades de sentido curto de textos da Bíblia que são geralmente maiores do que as divisões dos próprios versículos.

Uma perícope é normalmente o equivalente a uma divisão de parágrafo da Bíblia Sagrada. Ela contém começa, meio e fim. Onde estão as perícopes.

Os Lecionários litúrgicos são normalmente compostos de perícopes contendo a trechos das Leituras dos Livros Antigo Testamento/Cartas/Epístolas e do Evangelho leituras para o ano litúrgico A, B e C.

 A perícope que consiste em passagens a partir de diferentes partes de um único livro, ou de diferentes livros da Bíblia, e ligados em uma única leitura é chamado de concatenação ou leitura composta.

Perícope do texto do Livro de Daniel 3,16-18:
V.16 Sidrac, Misac e Abdênago  responderam: “Nem precisamos dar resposta a esta ordem”.

V.17 Existe o nosso Deus a quem cultuamos ele nos pode livrar da fornalha acesa, salvando-nos da tua mão.

V.18 “Mas mesmo que isso não aconteça, fica sabendo, ó rei, que não vamos prestar culto ao seu deus, nem vamos adorar a estátua de ouro construída por ti, ó rei”.

COMENTÁRIO A RESPEITO DA PERICOPE

3,16- Estes judeus fiéis não precisavam de mais consideração ou discussão: – Não precisamos dar-te resposta a respeito disto. Em outras palavras, – Não temos que pensar mais sobre isso. Não nos curvaremos! Muitos poderiam ter raciocinado sobre sua situação e mudado de opinião. Eles poderiam ter argumentado: é inútil resistir; por que jogar fora oportunidades de subir de cargo? Ídolo é um símbolo de homenagem política (PODER); isto é somente uma vez, e não por muito tempo; poderia fazer melhor vivendo do que morrendo; morte numa fornalha ardente é pedir demais da minha fé.

Dn: 3,17-18- A resposta deles declarava implicitamente sua fé no Deus Todo-Poderoso(EL-SHADDAY) que poderia livrá-los de Nabucodonosor. E mesmo se ele não os tirasse do fogo, eles ainda se recusariam a adorar os Deuses de Nabucodonosor ou a imagem de ouro.

Razões para a frase: Reze ou peça a Deus, por aqueles que acham difícil qualquer que seja a razão, de ser feliz. Reze ou peça para que Deus nos ajude a ser grato continuamente. Passe algum tempo agradecendo a Deus; por quem Ele é, e o que Ele fez por nós.

SETE TIPOS DE LEITURA BÍBLICA

1- Leitura fundamentalista
O que é: interpretar o texto sagrado ao pé da letra, sem levar em conta o que o texto diz por trás das palavras.
Sintomas:
• fanatismo: defesa violenta das próprias idéias sobre a Bíblia; colocá-la acima dos principais valores humanos em relação à vida;
• intolerância com pessoas e grupos que interpretam de forma diferente os mesmos textos.
 Como evitar:
• não impor aos outros suas próprias idéias;
• deixar-se questionar pelas idéias dos outros;
• levar em conta o contexto em que os livros surgiram;
• descobrir nos textos o que há de simbólico, poesia, etc.

2- Leitura apologética
O que é: usar textos para defender idéias ou doutrinas que não estão presentes neles. (Apologia quer dizer defesa).•.
Sintomas:
• tradicionalismo: colocar a religião, a doutrina e os ritos acima da busca da Verdade e da defesa da Vida;
• medo de descobrir nos textos dados novos e diferentes que questionam parte da tradição recebida.
Como evitar:
• abrir-se ao novo trazido pela realidade e pela Palavra Deus;
• ler não apenas o trecho selecionado; descobrir livros e textos relacionados para ampliar a visão;
• não ser submisso à interpretação já pronta dos livros; ter espírito de busca e pesquisa;
• ser fiel ao conteúdo dos trechos estudados.

3- Leitura intimista
O que é: interpretar os textos exclusivamente em benefício pessoal; achar-se o único destinatário da Palavra de Deus. A pessoa se achar único justo em Sodoma e Gomorra.
Sintomas:
• emocionalismo: ler só com o coração, sem usar a cabeça, como se a Bíblia fosse um livro de autoajuda;
• absolutizar textos agradáveis e negar textos mais duros.
Como evitar:
• abrir-se à dimensão social e comunitária da Bíblia;
• não ler sozinho, mas buscar as opiniões dos outros;
• procurar conhecer amplamente a Bíblia, ler também os textos que parecem, à primeira vista, distantes de sua realidade pessoal;
• respeitar a autonomia do texto, ou seja, reconhecer que ele foi escrito para outras pessoas numa situação histórica diferente da sua.

4- Leitura esotérica
O que é: usar a Bíblia como se fosse um livro de formulas mágicas, de ciências ocultas. (Esotérico quer dizer oculto).
Sintomas:
• misticismo: crer que existem na Bíblia conhecimentos acessíveis somente a poucos privilegiados;
• citar frases isoladas como se fossem palavras mágicas. Exemplo tá amarrado! Sangue de Jesus tem Poder! Sai encardido!
• usar a Bíblia para fazer previsão do futuro. Exemplo: Olha irmão eu vejo nesta sala que tem uma irmã grávida e seu marido não sabe da gravidez! E Jesus me revelou isso!
Como evitar:
• não ler a Bíblia para adivinhar o futuro, ou como se os textos do Antigo Testamento fossem apenas anúncios do que aconteceria na época de Jesus;
• ser fiel ao conteúdo dos trechos estudados;
• não usar frase bíblicas isoladas, desvinculadas de seu contexto, como “abracadabra” em situações difíceis;
• ter humildade e reconhecer que toda interpretação da Palavra de Deus deve estar de acordo com o projeto de Jesus.

5- Leitura reducionista
O que é: reduzir os textos sagrados à dimensão religiosa; desprezar seus aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais.
Sintomas:
• devocionismo: achar tudo bonito, correto e piedoso, sem levar em conta as fraquezas do povo de Deus;
• conservadorismo religioso, falta de consciência social;
• falta de confiança no ser humano.
Como evitar:
• lembrar-se que Deus é Deus em todas as dimensões da Vida, não só na religião;
• valorizar as diversas dimensões da vida (política, economia, cultura, afetiva, etc.) como queridos por Deus e importantes para a felicidade humana.
• Interpretar os textos tendo em mente as várias dimensões da vida.

6- Leitura materialista
O que é: interpretar a Palavra de uma forma puramente científica/racionalista; negar a inspiração divina dos textos.
Sintomas:
• intelectualismo/racionalista: ler só com a cabeça, sem usar o coração, como se a Bíblia fosse um baú de fósseis pré- históricos;
• usar a Bíblia só para estudar as civilizações antigas, sem interesse nas civilizações humanas de hoje.
Como evitar:
• cultivar a leitura orante da Bíblia, em intimidade com Deus, invocando sempre (na oração ou no mero estudo) o Espírito Santo;
• buscar o bem comum e a defesa da vida em primeiro lugar, em obediência ao Deus da Vida;
• reconhecer com humildade a presença do Deus de Jesus Cristo na história e colocar-se a serviço Dele na luta pela justiça.

7- Leitura espiritualista
O que é: ler a Bíblia e a vida com os olhos voltados para a salvação pessoal, sem preocupação com a vida do irmão. Ex: é Deus e o resto que se dane.
Sintomas:
• moralismo: procura dar mais importância ao bom comportamento que o bem do ser humano; colocar a lei acima da vida;
• desprezo pelo corpo humano e pela afetividade.
Como evitar:
• ler com os pés no chão, lembrando que não há alma sem corpo nem corpo sem alma;
• ler com a preocupação de melhorar o aqui-e-agora de toda a humanidade, por menos “santa” que ele seja.••.

DEZ ERROS COMUNS NO ESTUDO DA PALAVRA
1- Selecionar para leitura somente trechos conhecidos ignorando passagens difíceis.
2- Ignorar as condições históricas em que o texto foi escrito. Julgar o passado com mentalidade do presente.
3- Concordar automaticamente com tudo que o padre, a coordenação ou qualquer autoridade diz sobra a Bíblia.
4- Impor uma única interpretação; impedir a troca de idéias para evitar interpretações diferentes da “oficial”.
5- Ler a Bíblia como horóscopo, como se ela nos dissesse magicamente o que fazer a cada momento da vida.
6- Interpretar somente a partir das próprias experiências pessoais; não ouvir o que dizem a Igreja universal e a comunidade local.
7- Ler a Bíblia sempre sozinha (o); ter vergonha ou preguiça de convidar os outros a partilhar a leitura.
8- Ignorar o sentido profundo dos textos; apontar muito rapidamente soluções para os problemas indicados.
9- Dividir a realidade entre o bem (nós) e o mal (eles); não levar em conta a ambigüidade das relações humanas, presentes também na Escritura (Mt 13,24-30)!
10- Achar bom tudo que está na Bíblia e condenar tudo que se faz como mau e imperfeito.

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA


Curso Extensivo de Formação de Biblistas: pistas para análise de textos. São Leopoldo: CEBI, 1998.
DIAS DA SILVA, Cássio Murilo. Metodologia da Exegese Bíblica. São Paulo: Paulinas, 2000.
Folheto Ecoando 11 - Formações interativas com catequistas. São Paulo: Editora Paulus, 2000.

SITES PESQUISADOS
http://catequesepspa.blogspot.com/2009/06/como-nao-ler-biblia.html <acessado em 12/02/2010>.
http://en.wikipedia.org/wiki/Pericope <acessado em 12/02/2010>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário