terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Apocalipse já! Gleides - Cebi Nova Iguaçu

                                                     Apocalipse já! 


          Em meio às alegrias do Carnaval, o noticiário de ontem a tarde abriu espaço para veicular a execução de 21 cristãos egípcios pelo grupo Estado Islâmico. Eles teriam cruzado a fronteira com a Líbia em busca de trabalho.
          Não foi dito, mas, provavelmente, são cristãos coptas. "A Igreja Ortodoxa Copta é a Igreja Cristã Nacional do Egito, e uma das igrejas da ortodoxia oriental mais antiga do mundo. Pela tradição, foi estabelecida por Marcos em meados do primeiro século. No Egito, hoje, são cerca de 8 a 12 milhões de seguidores." (1).
          Uma das lacunas no estudo das origens do cristianismo está, exatamente, no continente africano.
          Estavam lá, os 21 homens ajoelhados, todos vestidos com macacão cor laranja, ladeados por seus executores. Fico tentando imaginar o que passava por seus corações e mentes enquanto aguardam terem suas cabeças cortadas.
          Há pouco tempo, meninas foram sequestradas de uma escola cristã na Nigéria por um grupo que, como o próprio nome já diz - Boko Haram - não aceitam a educação que não seja islâmica.
          João, na ilha de Patmos, não poderia imaginar quantas "Bestas" ainda se levantariam do mar ou do deserto.
          A Besta do Apocalipse exigia adoração e obediência irrestrita.
         O poder absolutizado, que exige apoio ao seu projeto ou que seja professada unicamente a sua fé, continua arrastando mártires aos "Coliseus" da História. 
          Nossos irmãos coptas agora têm outra cor para suas vestes.
          Como João, quero imaginá-los com suas novas vestes brancas na presença do Cordeiro, unindo-se aqueles (as) "que veem chegando da grande tribulação (Ap. 7,13-15)”. 
                                                                                           
                                                                                                                   Gleides - Cebi Nova Iguaçu
                                                                                                                       
(1) Wikipédia

Um comentário:

  1. Esta linguagem apocalíptica de umas "vestes brancas alvejadas no sangue" é mesmo enigmática. Como posso alvejar roupa em tinta vermelha? Muito boa sua crônica tornando brancos os macacões laranja. Anotemos para nosso estudo sua afirmativa: "Uma das lacunas no estudo das origens do cristianismo está, exatamente, no continente africano." Valeu, Gleides!

    ResponderExcluir