sábado, 27 de dezembro de 2014

Reino de Deus: o que é? Fernando Henriques - Cebi Méier

CEBI MÉIER
Comunidade Renato Cadore

Reino de Deus: o que é?

Fernando Henriques
coordenador

“E Jesus continuou dizendo: ‘O Reino de Deus é como um homem que espalha a semente na terra. Depois ele dorme e acorda, noite e dia, e a semente vai brotando e crescendo, mas o homem não sabe como isso acontece. A terra produz fruto por si mesma: primeiro aparecem as folhas, depois a espiga e, por fim, os grãos enchem a espiga. Quando as espigas estão maduras, o homem corta com a foice, porque o tempo da colheita chegou’”. (Ev. Marcos 4, 26-29; edição pastoral)


    O Reino de Deus é como quando um homem lança a semente na sua terra. Enquanto dorme ou se levanta, de noite e de dia, a semente germina e cresce sem que ele saiba como (cf Marcos 4, 26-29). Jesus fala do reino para galileus pobres como ele, sem grande ilustração literária. Lavradores em sua maior parte. Acostumados a lidar com a terra. Jesus lhes fala utilizando imagens que eles conhecem muito bem: a semente jogada na terra, a germinação ainda misteriosa, o crescimento da planta, a floração, a espiga e o fruto que se faz maduro. É o tempo da ceifa, de colher o fruto da terra. Ninguém sabe realmente como todo o processo decorre, mas aqueles camponeses sabem que o seu trabalho aplicado à terra que o próprio Deus lhes deu assegura que a fome não será uma tormenta. Será festa no meio do povo. O mesmo acontece com o Reino de Deus. Já está atuando de maneira oculta e secreta. Só é preciso esperar que chegue a colheita. 
    A Boa Nova de Jesus foi a pregação da chegada do reinado de Deus, que ele mandou também seus discípulos anunciar. Para Jesus, o reino dos céus é a realização, aqui na terra, da vontade de Deus, que não é senão seu amor paterno, exigindo que nos tratemos como irmãos. Tal pregação leva Jesus a um radical questionamento da maneira formalista e egoísta em que estava sendo vivida a Lei de Moisés.
    O Reino é um presente precioso de Deus ao semeador. Mas é necessário que ele espalhe a semente, provisione água, cuide da terra. Deus faz o trabalho fundamental, mas quer que participemos dele. Com o trabalho que podemos fazer, não mais. Deus está fazendo crescer a vida, a colheita chegará com toda certeza. Cabe-nos ter paciência, nós, semeadores de todos os tempos. 
    Com o Reino de Deus acontece o mesmo que acontece com um grão de mostarda. É menor que qualquer semente que se semeia na terra; mas uma vez semeada, cresce e se torna maior que todos os arbustos (cf. Marcos, 4, 31-32). Jesus parece nos dizer para não esperarmos uma chegada triunfante do Reino, mas a procurá-lo nas coisas menores, miúdas, perceber o Deus misericordioso atuando já nas coisas pequenas e insignificantes.  Os pequenos e excluídos deste mundo vão se tornar os incluídos do Reino de Deus.
    Com o Reino de Deus acontece a mesma coisa que acontece com o fermento que uma mulher tomou e escondeu em três medidas de farinha, até que tudo ficou levedado (cf. Lucas, 13, 20-21). O pão ázimo era considerado o símbolo perfeito do puro e santo. Entretanto Jesus desconcerta seus ouvintes ao falar da levedura que atua na massa para forjar o Reino de Deus. Talvez percebamos então porque Jesus se movimentava em meio a cegos, paralíticos, leprosos, publicanos e prostitutas, gente que não era pura e santa. Ao falar assim para aqueles despossuídos, Jesus procura despertar neles a alegria e a decisão diante da chegada do Reino de Deus. 
    O Reino de Deus é como um tesouro escondido num campo. Um homem que o encontrou volta a escondê-lo e, por causa da alegria que sente, vai, vende tudo o que tem e compra o campo (cf. Mateus, 13,44). Um homem, pobre agricultor, escava em terra alheia e encontra um tesouro. Não pode perder aquela oportunidade. Não pensa duas vezes. Vende tudo e se apropria do tesouro. Ao contrário do jovem rico aquele lavrador vende todos os bens e adentra o Reino. Essa oportunidade não pode ser desperdiçada.
   O Reino de Deus assemelha-se a um mercador que anda à procura de boas pérolas e que, ao encontrar uma pérola de grande valor, vai, vende tudo o que tem e a compra. (cf. Mateus, 13, 45-46). O homem não sofre de indecisão, age rápido, vende todos os bens e compra a pérola preciosa. O Reino de Deus é um tesouro oculto que escapa aos olhos de boa parte dos homens. Outras riquezas se fazem mais facilmente visíveis. Deus não impõe o seu Reino, mas o esconde, qual tesouro à espera para ser encontrado. “Assim fez para que buscassem a Deus e, talvez às apalpadelas, o encontrassem, a ele que na realidade não está longe de cada um de nós” (cf Atos 17, 27). O Reino está escondido para a maior parte de nós, mas não tão escondido que não o possamos achar. E quando isso se der, há que ter decisão. Comprar essa pérola tão valiosa.
   O Reino de Deus é como o pai que tinha dois filhos. E o mais moço disse-lhe: “Dá-me a parte dos bens que me cabem”. O pai repartiu as riquezas e o filho mais novo partiu a fim de viver a sua vida (cf Lc 15, 11-32). Este pai misericordioso, que também é mãe bondosa, espera ansiosamente pela volta daquele filho. E quando este volta há que se fazer festa. Aquele pai não julga o filho que dilapidara os bens, não pratica justiça, mas envolve-o de um enorme amor. Trata-o com misericórdia. Não usa de sua autoridade, mas de sua bondade. Aquele pai, que é verdadeira mãe, comove-se ao ver o filho humilhado e extenuado pela fome. Calça-lhe sandálias, veste-o com roupas dignas, põe-lhe um anel. Aquele filho estava morto e voltou à vida. Então chegamos nós. Nós, o filho mais velho. Não queremos amor e sim justiça. Na verdade queremos vingança. Aquele filho de nosso pai fez o que sempre quisemos fazer, mas faltou-nos a necessária coragem. Nós nos recusamos a entrar na casa paterna e desfrutar o banquete da vida. Nem todos queremos entrar no Reinado de Deus. Entretanto aquele pai, aquela mãe, nunca nos fecharão as portas. Amorosamente aguardarão que nos disponhamos a entrar. Nos convidarão quantas vezes se fizerem necessárias.
     Com o reino de Deus acontece o mesmo que acontece com um proprietário que saiu à primeira hora da manhã para contratar operários para sua vinha (cf Mt 20, 1-15). Ele não paga a cada um segundo a sua produção, isto é, o seu mérito. Ele paga aos trabalhadores segundo as suas necessidades. Os contratados da undécima hora eram os mais fracos, os mais velhos, os possivelmente doentes. Há lugar para eles no Reino, e um lugar que lhes dá dignidade. A bondade do proprietário passa por cima de qualquer suposta justiça. E essa bondade na verdade não prejudica ninguém. A todos ele dá o que cada um necessita para viver, ele atua com bondade e amor generoso para com todos. Na verdade no comportamento daquele proprietário a justiça e a misericórdia se entrelaçam. 

      O amor de Jesus pelos pobres e oprimidos não era um amor exclusivo. Era um indício do fato de que ele valorizava a humanidade e não o prestígio de qualquer pessoa. Os pobres e oprimidos não tinham nada que os recomendasse a não ser sua humanidade e seus sofrimentos, a sua miséria. Jesus também amava os ricos, não porque fossem pessoas especialmente importantes, mas porque elas também eram pessoas. Jesus queria que eles se despojassem de seus falsos valores, de sua riqueza e prestígio, a fim de se tornarem pessoas reais, pequenas, e assim poder adentrar o Reino.
     Na sociedade do tempo de Jesus, nascer mulher era uma desvantagem, um sinal de que as orações do pai e da mãe não tinham sido ouvidas por Javé. As mulheres, como as crianças, não contavam nada. Não podiam se tornar discípulas de um escriba, nem membros dos partidos político-religiosos dos fariseus, saduceus, essênios ou zelotas. O papel da mulher era serviço doméstico e maternidade. 
      Jesus se distinguiu entre seus contemporâneos, como alguém que dava às mulheres exatamente o mesmo valor e dignidade que aos homens. As mulheres eram pessoas e era só isso que contava para Jesus. 
      Do mesmo modo que os pobres não recebem a promessa da riqueza, mas da completa satisfação de suas necessidades, assim também os pequeninos não recebem a promessa de prestígio, mas o pleno reconhecimento de sua dignidade como seres humanos. Assim também as mulheres. Para realizar isso seria preciso reestruturar a sociedade de modo completo e radical.
      O reino de Deus será, portanto, uma sociedade na qual não haverá nenhum prestígio, nenhuma riqueza, nenhuma divisão de pessoas entre superiores e inferiores. Todos serão amados e respeitados, não devido à sua educação ou à sua riqueza, a seus antepassados, à sua autoridade, categoria, virtude ou qualquer outra realização, mas porque todos são igualmente pessoas.
   Aqueles que não possam suportar que mendigos, prostitutas, empregados, mulheres e crianças sejam tratados como seus iguais, aqueles que não possam viver sem se sentirem superiores, ao menos em relação a algumas pessoas, simplesmente não se sentirão em casa no reino de Deus. Esses vão querer se excluir do reino.

      As obras “Jesus aproximação histórica” (José Antonio Pagola, editora Vozes, Petrópolis, 4ª edição, 2011) e “Jesus antes do cristianismo” (Albert Nolan, editora Paulus, S.Paulo, 5ª edição, 2003) serão o texto-base para esta reflexão sobre o anúncio do profeta Jesus de Nazaré.
 
     A Comunidade Renato Cadore, o CEBI Méier, no mês de dezembro refletiu sobre o Reino de Deus.
Venha participar do nosso grupo em 2015!!!!

CEBI Méier (Casa Pe Dehon, sábados, de 8:30 às 12 horas). Retomaremos nossos estudos em março/2015.

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