domingo, 21 de dezembro de 2014

Lembrando o Pr. Ernesto Barros Cardoso - Gleides - CEBI Nova Iguaçu

               Lembrando o Pr. Ernesto Barros Cardoso




No dia 19 de dezembro completaram dezenove anos que Ernesto Barros Cardoso não está mais entre nós.

Não está?

Quando entrava na Igreja da Candelária, no Rio, para participar da missa em lembrança dos oito meninos mortos nos arredores da igreja - a "chacina da Candelária" fui surpreendida ao ouvir "Deus chama a gente pra um momento novo".

Ernesto estava presente.

"Momento Novo" é uma das canções mais apreciadas pelos encontros ecumênicos e populares. Ela expressa o que sentimos, pensamos e desejamos: estarmos juntos na mesma roda, em defesa da vida, respondendo ao chamado de Deus. Unindo o cordão enfrentaremos as forças que produzem a morte em nosso bairro, cidade, país ... Sem discriminar, excluir ou julgar os que entram nessa roda. - Vem!

Lembrar do pastor Ernesto é lembrar não só dessa e outras canções mas, principalmente, de sua dedicação em colocar a criatividade a serviço da espiritualidade, a sensibilidade a serviço da liturgia, a poesia a serviço da vida.

Nas oficinas de música por ele promovidas o povo descobria seu talento e vivenciava a alegria da criação coletiva.

Foi pastor na Igreja Metodista em Jundiaí, SP, e criador em 1991 da Rede de Liturgia do Conselho Latino-Americano de Igrejas - CLAI - que tem como objetivo oferecer às igrejas recursos litúrgicos como orações, reflexões e poemas.

É considerado um dos maiores expoentes da renovação litúrgica latino-americana.

Já doente, foi membro do grupo consultivo de AIDS do Conselho Mundial de Igrejas - CMI - criado para ajudar as igrejas a abordar os complexos temas relacionados a AIDS e a sexualidade.

O irmão Ernesto estará sempre presente toda vez que, através da música, da poesia e orações nos unirmos numa grande roda de comunhão e fraternidade.
                                                                                                            

                                                                                         Gleides - CEBI Nova Iguaçu








Um comentário:

  1. No seu coração, Gleides, o pastor está ressuscitado! Aleluia!
    Belo poema em prosa!

    ResponderExcluir