domingo, 7 de dezembro de 2014

Evangelho de João - Maria do Carmo Cardoso - Grupo do Extensivo 2014

Curso extensivo -07/12/2014

                                  Evangelho de João

                                                                    Maria do  Carmo Cardoso
                                                 Assessoria: Obertal

Contexto histórico-geográfico

O evangelho de João que é chamado "Evangelho do Discípulo Amado," ficou pronto por volta do ano 100, ou seja, mais ou menos 70 anos depois da ressurreição de Jesus.
Muitas coisas aconteceram neste período que influenciaram a maneira de viver a fé em Jesus e transmitir as suas palavras.
Acontecimentos entre os anos 30 e 100, primeiro século da caminhada das comunidades cristãs: abertura para os samaritanos e pagãos que não eram judeus,resultando num Concílio por causa das tensões, por volta dos anos 50. O Concílio dispensou a observância da Lei de Moisés e a circuncisão para se ter a salvação de Jesus. Diminuição das testemunhas oculares de Jesus e surgimento de novas lideranças que não o conheceram provocaram novas tensões e dificuldades. Revolta dos judeus da Palestina contra o império romano resultou na destruição de Jerusalém. Esta guerra gerou uma grande crise religiosa dentro do judaísmo, que atingiu as comunidades cristãs. A partir dos anos 60, começa a perseguição às comunidades ( Nero ), que vai exigir maior organização e unificação para poder resistir e  sobreviver. A partir dos anos 70 por causa da evolução do conflito houve a separação entre judeus e cristãos. Os judeus não aceitavam Jesus como Messias e os cristãos não aceitavam mais a observância cega da Lei de Moisés.  No término da redação deste evangelho, os cristãos eram expulsos das sinagogas ( Jo 9,34 ).
Este evangelho foi sendo escrito aos poucos, dentro das etapas da história das comunidades que se reuniam em torno do Discípulo Amado.
Estas comunidades viviam na Palestina, provavelmente na Galileia. Reuniam judeus, galileus, samaritanos e helenistas. Eram abertas e acolhedoras; recebiam pessoas sem perguntar de onde vinham. Muitos foram discípulos de João Batista.

Autor

O texto fala de um "Discípulo Amado" ( Jo 13,23; 18,15; 19,26; 20,2.8; 21,7.20.24 e talvez Jo 1,35-40;  19,35 ). A tradição posterior identificou-o como o apóstolo João, filho de Zebedeu e irmão de Tiago ( Mc 1,19 ), e atribui a ele a autoria do quarto evangelho.
Um exame atento leva à conclusão de que é um judeu que conhece com particularidades as instituições judaicas e os acidentes topográficos da Palestina e de Jerusalém, no tempo de Jesus.
Não se sabe quando as pessoas começaram a congregar-se em comunidades ao redor dele. Provavelmente foi depois da ressurreição de Jesus. Ele era uma figura chave para estas comunidades, pois lhes transmitia seu testemunho sobre Jesus (Jo 19,35; 21,24) a partir da sua relação de amizade com ele e da sua experiência de fé no Cristo ressuscitado( 1 Jo 1, 1-4 ). 
O autor afirma com insistência, para garantir a verdade do que narra,ter sido testemunha ocular dos fatos ( Jo 1,14; 19,35 ), como o afirma também o autor da primeira epístola atribuída a S. João, a qual é como introdução e o complemento do seu evangelho ( 1 Jo1,1-3 ).
É um discípulo de João Batista, que se tornou um dos primeiros discípulos de Jesus;  pertence ao colégio apostólico e foi o discípulo predileto de Jesus.
Objetivo e teologia
Fazer ressaltar a divindade de Cristo. Para tal fim convergem tanto a elevação dos discursos, reproduzidos com os mesmos milagres narrados e o prólogo que se refere ao " Verbo que se fez carne, e nós vimos a sua glória como filho unigênito do Pai" ( Jo 1,14 ).
Os antigos Padres chamavam este evangelho de Evangelho Espiritual; os gregos deram a João o título de Teólogo.
Embora dê maior destaque ao aspecto divino, ele não se desvia do aspecto humano de Jesus que combina em tudo com o dos sinóticos.
Propõe-se a confirmar a fé em Jesus como Messias e Filho de Deus ( Jo 20,30-31 ). Destina-se aos cristãos, na sua maioria vindos do judaísmo, com dificuldades acerca da condição divina de Jesus e com apego exagerado às instituições religiosas judaicas que se apresentam como superadas ( Jo1,26-27; 2,19-22; 7,37-39; 19,36 ).
João pretende dar a chave da compreensão do mistério da pessoa e da obra salvadora de Jesus, sobretudo através do recurso constante às Escrituras " investigai as Escrituras ( ... ) são elas que dão testemunho a meu favor" ( Jo 5,39 ). É o evangelho com menos citações explícitas do AT, mas é o que  o tem mais presente, procurando das mais diversas maneiras extrair-lhe toda a riqueza e profundidade de sentido em favor de Jesus como Messias e Filho de Deus que cumpre tudo o que acerca dele estava anunciado por palavras e figuras ( Jo 19,28.30 ).
Além dos temas fundamentais da fé e do amor, contém a revelação mais completa dos mistérios da Santíssima Trindade e da Encarnação  do Verbo, o Filho no seio do Pai, o Filho Unigênito que nos torna filhos ( adotivos ) de Deus,a doutrina sobre a Igreja ( Jo 10,1-8;  15,1-17; 21,15-17 ) e os sacramentos ( Jo 3,1-8; 6,51-59; 20,22-23) e sobre o papel de Maria, a "mulher", a nova Eva,  a Mãe da nova humanidade resgatada ( Jo 2,1-5; 19,25-27 ).

Esquema

O evangelho está dividido em cinco partes. As duas divisões centrais são o Livro dos Sinais ( Jo 1,19-11,54 ), onde a hora de Jesus ainda não chegou (Jo 2,4 ), e o Livro da   Glorificação ( Jo 13,1-20,31). Entre estas duas divisões há a Dobradiça ou Transição ( Jo 11,55-12,50), em que Jesus anuncia que sua hora está chegando ( Jo 12,23 ). O Prólogo ( Jo 1,1-8) e o Epílogo ( Jo 21, 1-25 ) foram acrescentados mais tarde como introdução e conclusão.
As duas partes centrais também apresentam divisões:
1.Livro dos Sinais: pode ser dividido em duas partes. Na primeira, Jesus inicia a revelação de si mesmo e do Pai, realizando sinais ( Jo 1,19-4,54 ). A segunda parte insiste na tomada de posição frente a esta revelação.
Enquanto Jesus continua realizando mais cinco sinais, surgem por um lado, o conflito com os judeus e, por outro lado, a exigência da fé para as pessoas que o seguem ( Jo 5,1-11,54).
2.Livro da Glorificação: pode ser dividido em três partes. A primeira parte traz o discurso de despedida, que na verdade, é um longo diálogo entre Jesus e seus discípulos ( Jo 13,1-14,31 ). A segunda parte é uma inserção de outros diálogos com os discípulos ( Jo15,1-16,33 ) e uma longa oração de Jesus ao Pai pela comunidade,chamado Testamento de Jesus ( Jo17,1-26 ). Na terceira parte seguem a consumação e glorificação da vida e da obra de Jesus ( Jo 18,1-20,31)
Em João não encontramos os muitos milagres e nem as palavras de Jesus, narrados nos sinóticos. Nele  os sete  milagres são chamados de "sinais" e alguns discursos se desenvolvem lentamente, repetindo sempre os mesmos temas-chave.
O evangelho é uma espécie de meditação, que procura mostrar o conteúdo da catequese existente em sua comunidade.
Seu escrito visa  despertar e alimentar a fé em Jesus Cristo, o Filho de Deus, a fim de que o ser humano tenha a vida ( Jo,30-31 ).
Para ele, Jesus é o enviado de Deus, aquele que revela o Pai aos homens.  Deus  ama a humanidade e quer dar-lhe vida. Jesus revela este amor e realiza a vontade do Pai, doando sua vida. João mostra isso através dos sete sinais apresentados na primeira  parte do evangelho, salientando aí a importância do compromisso da fé. Na segunda parte ele destaca a importância do amor, narrando o supremo sinal: a volta de Jesus ao Pai, através da morte e ressurreição.
A revelação de Deus em Jesus põe o mundo em julgamento. Os que vivem conforme a vontade de Deus aproximam-se de Jesus e o aceitam.Os outros se afastam dessa luz, rejeitando Jesus. João destaca as reações de aceitação, que levam à vida, e de recusa,que levam à morte. Recusa e hostilidade que levam Jesus à morte; aceitação que produz a primeira comunidade reunida em nome de Jesus.

Exegese

As comunidades por trás deste evangelho são formadas por grupos diferentes: judeus, de mentalidade aberta, com uma postura crítica em relação ao templo de Jerusalém ( Jo 2,13-22 ) e à lei ( Jo7,49-50 ); samaritanos ( Jo 4,1-42 )e pagãos ( Jo12,20 ) que se converteram, apesar de suas origens históricas e costumes culturais bem diferentes dos judeus.
Estas comunidades entenderam o seguimento de Jesus como uma vivência do amor concreto e solidário. Souberam relativizar os problemas de convivência entre pagãos e judeus que existiam em outras comunidades (At 15,5 ).  Estes grupos buscavam aprofundar a sua fé em Jesus como o enviado do Pai que quer fazer de todos irmãos e irmãs ( Jo15,12-14.17 ): "Na casa do meu Pai há muitas moradas !". Este aprofundamento facilitava o diálogo com outros grupos, pois eram comunidades abertas, tolerantes e ecumênicas ( Jo10,16 ).
A maior parte dos seus relatos é inédita em relação aos outros três evangelhos; o que sugere que o autor tivesse conhecimento do conteúdo deles ao escrever seu livro. Mais da metade dele é dedicado a feitos da vida de Jesus e as suas palavras nos seus últimos dias.
O evangelho é um convite a ter esperança e confiança no Deus que habita entre nós. É também um convite a ter um cuidado maior com a vida em todos os aspectos.
João 13, 1-17  ( O Lava-pés )
A ceia  narrada no evangelho de João é bem diferente da dos outros evangelhos. Ele não fala em comer o corpo e beber o sangue de Jesus.O pão e o vinho são substituídos pelo gesto de lavar os pés de seus discípulos. Gesto de amor e entrega que precede e conduz à sua glorificação. "Tendo amado os seus, Jesus amou-os até o fim" ( Jo 13,1 ). Este mandamento de serviço e de amor é que purifica qualquer pessoa que queira seguir Jesus  ( Jo 15,3 ).
O ato é feito durante a ceia ( Jo,13,2 ): ele se levanta, tira  o manto, que é gesto de entrega e de serviço ( Jo 13,4 ),e ele mesmo derrama a água na bacia para lavar os pés de seus discípulos. Pedro pensa ser um ritual de purificação, por isso não aceita o gesto de Jesus( Jo 13,6-11 ).Jesus o corrige, dando-lhe o sentido verdadeiro. O gesto do lava-pés significa que a verdadeira purificação acontece na entrega e no serviço ( Jo 13,10 ). Significa que Jesus é o Messias-Servo, anunciado por Isaías (Is 42,1-9 ). Se Pedro não aceitar tal gesto, não poderá estar em comunhão com Jesus ( Jo 13,8 ). Para Jesus, os que aceitam sua mensagem, suas palavras e seus gestos, estão puros e prontos para o Reino. Não é a Lei que purifica,mas a prática das palavras de Jesus.Quem for capaz de amar como Jesus amou, receberá o Espírito  que é serviço gratuito aos irmãos ( Jo 13,34-35 ).Ele deu o exemplo (Jo 13,15 ). Nem todos estavam puros ( Jo 13,11 ),mas o amor vence o ódio. 

Conclusão

Alguns temas importantes dos sinóticos não são mencionados neste evangelho: a infância de Jesus e as tentações, o sermão da montanha, o ensino em parábolas, as expulsões de demônios, a transfiguração e a instituição da eucaristia. Em contrapartida, somente João apresenta as alegorias do bom pastor, da porta, do grão de trigo e da videira; o discurso do pão da vida, o da ceia e a oração sacerdotal; os episódios das bodas de Caná, da ressurreição de Lázaro e do lava-pés; os diálogos com Nicodemos e com a samaritana. O vocabulário é reduzido, mas muito expressivo, de forte poder evocativo e profundo simbolismo, com muitas palavras-chave: verdade,luz, vida, amor, glória, mundo, julgamento, hora,água...
Ao incluir alguns termos aramaicos e uma sintaxe semita, mostra que é um escrito ligado à primitiva tradição oral palestinense. Por outro lado, os muitos pormenores relativos às instituições judaicas, à cronologia e geografia provam o rigor da informação, às vezes confirmada por descobertas arqueológicas. Sem as informações de João , não se poderiam entender corretamente os dados dos sinóticos.
Se fosse apenas uma obra teológica, o autor não teria o cuidado constante de ligar o relato às condições reais da vida de Jesus. 

Bibliografia

1. Apostilha: Estudo sobre o evangelho de João- Amor e fidelidade á missão
2. Bíblias: a) Gamma- tradução da Vulgata por Pe. Matos Soares
                         b) Jerusalém- Paulus - 1973
                         c)Pastoral- Paulus- 1990
      3.Lopes,Mercedes; Mesters, Carlos; Orofino,Francisco- Palavra na vida 147/148- Raio X da vida- Cebi- 2000
4.Rubeaux,Francisco- Mostra-nos o Pai- Uma leitura do quarto evangelho nº 20- 1989
5.Textos da internet     

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