segunda-feira, 14 de julho de 2014

Com Jesus na Contramão - relato da luta dos profissionais da educação no Rio de Janeiro - Márcia Spadetti

Com Jesus na Contramão - relato da luta dos profissionais da educação no Rio de Janeiro

Márcia Spadetti - CEBI Caxias   

     
              Não sei se este pequeno trecho cabe no informativo ou algum espaço de divulgação.  Mas, acredito que nós do Cebi não podemos nos calar sobre este ataque sério contra a manifestação popular que foi feito recentemente aos profissionais da educação.  
                A marginalização daqueles que lutam pela melhoria da sociedade é crescente.  São criminalizados e encarcerados, ninguém questiona.  O fato do prefeito Eduardo Paes zerar o contracheque daqueles professores que lutavam pela educação pública de qualidade não é mencionada na imprensa de massa e quando pronunciada não há uma defesa por aqueles que lutam pela qualidade da educação.  A educação pública em nível estadual, sofre ataques constantes com medidas que chamamos meritocráticas e colocam os professores como meros executores deste plano de sucateamento da educação.  Ainda, no âmbito da educação pública local, das escolas municipais da cidade de Duque de Caxias, estamos lutando, saímos recentemente, do movimento de greve que pouco foi mencionado.  Foram 26 dias de intensa luta, onde logo no começo, sabíamos que pouco mudaríamos o reajuste salarial abaixo do índice da inflação proposto pelo governo, mas continuamos pelas questões pedagógicas porque o ataque do prefeito tem sido constante e reivindicamos nenhum direito a menos, lutamos bravamente, mas a luta não acabou, pelo contrário ela é constante.  Confesso que foi difícil neste período ir à comunidade que em nenhum momento mencionou nossa luta e para piorar acolhia a vereadora que é responsável pela pasta da Educação, Fatinha e que disse em alto e bom som num dos nossos movimentos na Câmara que ela não nos representa, mas sim, a Secretaria Municipal de Educação.  Enfim, lutar contra todo o sistema tem sido muito difícil, mas não desisto porque não tenho a ousadia de me comparar a Jesus Cristo, mas assim como ele tenho a missão de estar na contramão de tudo o que impede a vida de crescer.  Por isso, estou na contramão e atrapalhando o sábado.
Um abraço, 

Márcia Spadetti 
Caxias (RJ), 13/07/2014

"Com Jesus na Contramão, do lado dos pobres, dos excluídos, dos pequenos, dos humildes e dos que clamam Justiça. Jesus sempre teve de atuar na contramão da sociedade de seu tempo. Ainda hoje os que querem estar com Jesus devem andar na "contramão", em sentido contrário a tudo o que o sistema egoísta e opressor propõe." Carlos Mesters

Nenhum comentário:

Postar um comentário