quinta-feira, 17 de julho de 2014

2º CÍRCULO BÍBLICO DE JULHO: MATEUS → 10,16-33 - Jose Geraldo de Miranda - CEBI Volta Redonda

2º CÍRCULO BÍBLICO DE JULHO: MATEUS → 10,16-33

LEMA: “Portanto, todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, também eu darei testemunho dele diante do meu Pai que está no céu.” (Mt 10.32)

PREPARAR O AMBIENTE: Estender um pano no chão, sobre ele um crucifixo, a Bíblia aberta no texto que vai ser lido, Uma vela acesa (símbolo da luz), flores, uma faixa escrita com o lema do encontro, outros símbolos que queira desejar.
ACOLHIDA: ANIMADOR (A): Reunidos e acolhidos em Jesus Cristo, que nos envia para missão e fortalecidos pelo Espírito Santo que nos conduza na história anunciando a Boa Notícia de Deus. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
CANTO: Podes reinar (Cantando a Esperança nº 972)
LEITOR (A) – No Evangelho, Jesus envia missionários na condição desafiadora, enserida uma situação hostil. A proposta do Reino atinge o cerne da sociedade injusta, que vai reagir contra os que estão subvertendo a ordem. Subvertendo a ordem é colocar em pratica as Bem Aventuranças em Mt 5. Como o povo costuma dizer: “é cutucar onça com vara curta”. O que exige prudência, humildade e simplicidade. Todo cuidado é pouco. Quem entrou na luta para anunciar o projeto de Jesus e denunciar tudo aquilo que fere os princípios deste projeto, deve confiar no dono do Reino, o Pai que lhes dará especial ajuda através do seu Espírito.
A proposta do Reino causará divisão até dentro da família. Uns denunciarão os outros. A salvação está em ser fiel até o fim. Na perseguição, os seguidores e seguidoras de Jesus são aconselhados a fugir de uma cidade para outra, sem medo e sem aflição, porque o Filho do Homem é o Senhor da vida e da história.
CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO: Buscai primeiro (Cantando a Esperança nº 456)
UM OLHAR PARA O EVANGELHO DE MATEUS: 10,16-33
PARA REFLETIR:
1) O que nos chama atenção no texto? Que lado Jesus Cristo se coloca na defesa da vida?
2) Que seguimentos sociais, as comunidades se organizam e participam para enfrentar as ameaças, os conflitos e as injustiças que contrariam o projeto de Deus no mundo?
PRECES: - ANIMADOR (A) – Colocar em forma de preces tudo aquilo que refletimos sobre o Evangelho e sobre a nossa vida. Terminar com o Pai Nosso Ecumênico.
CELEBRANDO A VIDA: ANIMADOR (A) - Os seguidores de Jesus devem ter a clareza da proposta de Jesus. Ele não manda enfrentar os perseguidores isso seria “dar murro em ponta de faca”, mas continuar o anúncio. Essa é a maneira de agir dos mansos de coração. É preciso superar o medo, porque o medo paralisa. O maior risco não é perder a vida física, mas desviar da opção. Para ajudar a manter viva essa memória, nossas comunidades cantam: “Não temais os que tudo deturpa pra não ver a justiça vencer. Tende medo somente do medo de quem mente pra sobreviver”. Jesus anima aos seus discípulos e discípulas a confiar. Deus é Pai que tem cuidados maternais com sua comunidade. Vocês são amados “até os cabelos da cabeça estão todos contados”. Nessa circunstância, o comportamento dos seguidores e seguidoras determina o posicionamento de Jesus no julgamento final.
OREMOS: - ANIMADOR (A) - Ó Deus de ternura, que criastes a terra para ser a casa de todos os vossos filhos e filhas. Ajudai-nos a ter consciência e firmeza na missão, para sustentar e manter o teu projeto de vida, de justiça e de paz na sociedade. Renove em nós, cristãos a alegria de colaborarmos convosco na imensa obra da criação. Por Cristo nosso Senhor. Amém!
ABENÇÃO: - ANIMADOR (A) – Que a benção de Deus Pai, do Filho e do Espírito Santo ilumine nossos caminhos, fortaleça nossos propósitos, nos dê sabedoria e nos estimule na prática da caridade. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário