Estudo do Evangelho de Lucas-2013 - 2ª Parte
DICAS DE COMO TRABALHAR COM GRUPOS BÍBLICOS INICIANTES
VALDECI DE OLIVEIRA-BIRO01/08/2013
2.0 EM CAFARNAUM: UMA VISITA QUE DEIXA MARCAS.
LC 4,31-44.
A marca da solidariedade: Jesus se adapta ao ritmo do povo.
Ensina nos sábado e nos dias em que a comunidade se reúne na Sinagoga.
A marca da libertação: Jesus liberta as pessoas da dependência de todos os males, (4,40 - 43) e expulsa o demônio de um homem na Sinagoga.
A marca do serviço: A libertação não é somente libertação de “algo que oprime”. É também libertação “para” um novo modo de viver ou de servir (4,39).
A marca da missão: Libertador, Jesus vai em frente. Ele deve anunciar também às outras cidades a Boa Nova do Reino de Deus (4,43 – 44)
3.0 A VISITA DA PALAVRA DE DEUS. (5,1 – 16).
Junto ao Lago de Genesaré, Jesus atraiu a multidão que quer ouvir a palavra de Deus. Jesus fala ao povo a palavra de Deus. Como os seguidores/as se tornam discípulos/as de Jesus?
É por descobrirem na palavra de Jesus a própria palavra de Deus. Jesus fala a palavra de Deus.
Por isso os discípulos/as não acham mais difíceis seguir Jesus, aceitar o seu chamado, pois é Deus que chama através dele.
4.0 A VISITA QUE ALEGRA E INCOMODA (5,17 – 6,11)
A presença de Jesus é sempre uma visita de Deus. Neste contexto, porém, é uma visita que incomoda e traz conseqüências. O tema central dos cinco fatos narrados nesta parte do evangelho são os conflitos entre Jesus e seus discípulos e entre escribas e fariseus (5,21. 30; 6,2. 7.). A ação salvadora de Jesus questiona a teologia e a prática dos judeus, que ampara um projeto de exclusão social.
5.0 UMA VISITA PROFÉTICA ( 6, 12 – 49).
O conteúdo do sermão de Jesus na Planície se divide em dois temas:
Primeiro tema: Bem – Aventuranças e as maldições.
Segundo tema: Amor, misericórdia e a necessidade de se praticar essas virtudes que são próprias dos discípulos/as.
6.0 UMA VISITA QUE EXIGE DISCERNIMENTO (7,1 – 50).
Lucas mostra que Jesus é um grande profeta.
É o Messias que se ocupa com a libertação dos pobres e a conversão de todos os pecadores.
Jesus começa a sua missão de além-fronteiras: beneficia pessoas que não pertencem ao povo de Deus: Cura o servo de um militar romano (7,1 – 10).
Ressuscita o filho único da viúva de Naim (7,11 – 17).Toma refeição com o fariseu e acolhe uma mulher conhecida como pecadora (7,36 – 50).
7.1 COMO OUVIR O VISITADOR?...(8,1–21).
Não basta reconhecer que Jesus é um grande profeta e visitador de Deus. Usando parábolas Jesus chama a atenção para o modo como é preciso ouvir e acolher a sua palavra que é Palavra de Deus: ouvi-las com coração generoso, conservá-la e ser perseverante.
7.2 MAIS VISITAS QUE HUMANIZAM (8,22 – 56).
Lucas mostra novas ações de Jesus em sua Missão: Jesus entra em terra estranha e cura um homem arruinado em sua dignidade humana (8,27-31). A libertação é uma humanização completa: O homem curado torna-se discípulo de Jesus.
7.3 MAIS VISITADORES... (9,1 – 50).
Jesus convoca os Doze e os envia para levar a Boa nova:
Jesus os faz participar de sua missão (9,1 – 16). Faz eles também, participar da partilha dos pães (9,14 – 16).
Com o espírito de partilha vivido e ensinado por Jesus, os discípulos devem organizar o povo e as comunidades.
8.0 O caminho da Palavra na obra Lucas
8.1 MAIS VISITAS QUE HUMANIZAM (8,22-56).
De volta à Galiléia Jesus salva e cura a filha do chefe da Sinagoga e também cura uma mulher de uma doença que possuía há muito tempo.
Entre os quatro evangelistas, Lucas é que dá um destaque especial para a mulher:
Apresenta a mulher no seguimento de Jesus, acompanhando-o e acolhendo-o (8,1 – 3; 10,38 – 42).
Parábolas colocam as mulheres como exemplo (15,8-10; 18,1-8).
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:
MESTERS, C.; OROFINO, F. Pé no chão, sonho no coração. Olhar no espelho das primeiras comunidades. Círculos Bíblicos dos Atos dos Apóstolos (1a parte: At 1,1 a 11,18). São Leopoldo: CEBI, 2001, 146 p.
MOXNES, H. A Economia do Reino: Conflito Social e Relações Econômicas no Evangelho de Lucas. Traduzido do inglês por Thereza Christina F. Stummer. São Paulo: Paulus, 1997, 166 p.
RICHARD, P. O Movimento de Jesus depois da Ressurreição: Uma Interpretação Libertadora dos Atos dos Apóstolos. Traduzido do espanhol por José Afonso Beradin. São Paulo: Paulinas, 1999, 223 p.
RIUS-CAMPS, J. O Evangelho de Lucas: O Êxodo do Homem Livre. Traduzido do espanhol por João Rezende Costa. São Paulo: Paulus, 1997, 363 p.
STORNIOLO, I. Como ler o Evangelho de Lucas: Os Pobres Constroem a Nova História. 5. ed. São Paulo: Paulus, 1997, 222 p.
Nenhum comentário:
Postar um comentário