sábado, 11 de junho de 2016

Páscoa hebraica: libertação permanente em Jesus Cristo. Biro - CEBI Volta Redonda(RJ)

Páscoa hebraica: libertação permanente em Jesus Cristo

O povo de Deus no deserto andava, Mas à sua frente Alguém caminhava.
O povo de Deus era rico de nada, Só tinha a esperança e o pó da estrada.
Padre Zezinho
Compositor: Paulo Cesar

A origem da palavra Páscoa vem do hebraico pesah.Êxodo cap.12 versículos 13 e 27, temos a raíz hebraica pshque dá sentidos aos verbos: saltar, passar por cima, pouparÊxodo é qualificado com o Evangelho do Antigo do Testamento, por que narra à saída, fuga e libertação,dos empobrecidos. A Páscoa hebraica é carrega de simbolismo e imagens fortes. A épica novela bíblicamarcada pela luta entre o Faraó do Egito e Javé libertador,é memória do povo de Deus. O Faraó: ordena matar todos os primogênitos hebreus [1] (Êx 1,15-22). O primogênito,primeiro de uma linhagem (menino) de uma família hebreiaO primogênito simboliza o coletivo do povohebreu que estava sendo escravizado, razão pelo qual Javéaplacou a sua fúria sobre à casa do Faraó, exterminando seus primogênitos. Sob a orientação de Javé, hebreus sacrificaram um carneiro [2]E com sangue do carneiro,os hebreus pintaram os umbrais de suas portas, assim que anjo da morte [3] passou ferindo o Egito e saltando a casa dos hebreus (Êx 12,23. 27). Páscoa hebraica consiste, na desobediência e rebeldia contra o Faraó e fidelidade e confiança as palavras de Javé libertador. Páscoa é credo de fé hebreu. Reconhecer Javé Deus libertador. Fazer memória dessa libertação. Saindo da escravidão para libertação.
Novo Testamento a Páscoa Cristã tem seu ponto encontrona Paixão do Senhor Jesus, que se divide em três etapas de três horas cada. São as chamadas horas das graças, as quais se realizam a salvação da humanidade. Temos a hora terça em latim à hora tércia – às 9 horas. É o tempo do despojamento de Jesus (Mc 15,24-32). Ele é exposto nu aos olhos do mundo. Os insultos, as zombarias significam o fracasso humano total. Jesus toma para si a experiência de Adão e de seus filhos, colocando-se em sinal de maldição. Temos a hora sexta, é meio dia – 12 horas. É o tempo das trevas (Lc 23,44), na linguajem simbólica, as trevas representam o caos total e original, que vai dando passagem ao pré – natal, antecipando a nova criação. A hora nona, em latim a hora noá, ou seja, às 15 horas. É o tempo da morte de Jesus (Mt 27,46-54). A morte de Jesus é acompanhada de sinais que expressam o renascimento de um novo mundo. Seu grito forte, o véu do templo que se rasga abaixo e as primeiras profissões de fé, simbolizavam a esperança da Páscoa que os Hebreus alimentavam, foram confirmados na pessoa de Jesus Cristo, a nossa Páscoa (Lc 22,15-16). Páscoa hebraica é libertação permanente em Jesus Cristo.





NOTAS REFERÊNCIAIS 

[1] TEB em Êx 1,15-22 nota G: Hebreu /hapiru/apiru: é um grupo de pessoas escravas/ exploradas/excluídas, se rebelaram e se reorganizaram, formando grupos armados, mercenários contra o sistema monárquico. É um grupo de resistência.
[2] Teologia Epcia era considerada divindade de nome Khnum, considerado um dos criadores do universo, divindade solar e associado ao Deus-Sol Rá formando a divindade Khnum-Ra. <http://www.fascinioegito.sh06.com/carneiro.htm> acessado em 10 jun. 16.
[3TEB em Êx 12,23 nota P: Poderíamos traduzir: a destruição. No entanto, as versões antigas personificaram esse Destruidor.  Gn 19,13 e 2°Sm 24,16  “anjos’encarregados de uma missão semelhante.


Valdeci de Oliveira Biro
Pós-Graduado em Especialização Bíblica na área de Assessoria e Metodologia 
Pelo CEBI e Faculdade EST: Escola Superior de Teologia
Luterana de São Leopoldo-RS.
Membro da ABIB: Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica do Brasil-SP.
valdeci.biblista@outlook.com
valdeci.cebi.biblista@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário