terça-feira, 3 de maio de 2016

Profetismo e a Fé Cristã - Valdeci de Oliveira Biro - CEBI-RJ /Sub-regional Volta Redonda

Profetismo e a Fé Cristã
O Povo de Deus, desde a era Abraâmica até os dias atuais, sempre viveu desafios decorrentes de tendências que visam distorcer a verdade e implantar o contraditório, em face ao apelo de Deus. Exemplo claro de distorção e contraditório na bíblia, é quando querem transformar Arca da Aliança[1], num Bezerro de Ouro[2]. E com isso, reinterpretam o Projeto de Deus, segundo as suas conveniências, criando a sua própria imagem e semelhança, segundo o seu credo de fé: o poder de sua riqueza, a segurança enganadora, o autoritarismo; a falsa sensação de atmosfera de ordem e paz, e o desequilíbrio da fé desmoronada.
Em nome de Bezerros de Ouro, terminam por assumir a causa dos poderosos. A politicagem palaciana consegue fazer que a verdadeira religiosidade tenha medo. Consegue aglutinar somas de grupos com pensamentos diferentes (os piores possíveis) em pensamento único e faz acontecer o grande milagre: fazê-los perdoar os seus inimigos de 70 a 7 vezes, desde que essa conta se converta em dinheiro e seja transferida para o saldo bancário dos perdoadores e dos perdoados. Isso é devassidão (Jr 5,30-31). Isso é o flagrante do contraditório que visa distorcer a causa de Deus, que é voltada para os pobres e maiorias oprimidas, que é a própria causa de Deus.
Papa Francisco afirma: “a corrupção é pior que o pecado. A corrupção é o mal da nossa época, que se alimenta de aparência e aceitação social. Por isso, a corrupção precisa ser curada. Na verdade, a corrupção é "não um ato, mas um estado, um estado pessoal e social no qual a pessoa se acostuma a viver", por meio de hábitos que vão deteriorando e limitando a capacidade de amar[3]”.
A corrente profética, interpreta o Projeto de Deus a partir de sua voz, ouve os gemidos e os anseios da realidade humana, na realidade histórica, sensibilizam pela realidade, pelos gritos de justiça, de participação e por liberdade. Com isso assume a causa dos excluídos que é a causa de Deus. São eles que mantém a memória de Deus viva no meio do povo lascado, dão testemunho e mantém viva aspiração por liberdade, muitas vezes pagando com a vida ao preço da perseguição da morte. Vejam os profetas que foram perseguidos: Dom Waldyr Calheiros, Dom Helder Câmara, Dom Fragoso, Pe Ibiapina (Paraíba), Antônio Conselheiro, Pe Cicero Romão Batista (Ceará).
No coletivo da fé cristã, todos são chamados por Jesus, todos são consagrados nesta corrente profética, seja, cristão ou não cristão, independente de credo, etnia, gênero. O Profeta é a expressão de fidelidade ao Projeto de Deus da vida e da liberdade. Todos se encontram imersos no mistério Pascal de Jesus Cristo. As características do profetismo de Jesus: promoção da vida e da liberdade em aliança com os pobres e excluídos. Leiam Evangelho de Marcos 1,4 – 3,6.
Na atualidade existem comunidades e movimentos proféticos, hoje esse fato se manifesta em forma apocalíptica com indicação de sinais dos tempos. O grito de Moisés se torna presente hoje: “Oxalá[4] todo o povo de Javé fosse profeta e recebesse o espírito de Javé! (Nm 11,29) ”. Fenômeno das Comunidades Eclesiais de Base e outros movimentos proféticos, que nascem do meio popular, em cuja a organização popular em atividades com os pobres e excluídos, fazem a participação consciente nas decisões que lhe diz a respeito. É início da realização da profecia de Joel, citada por Pedro: “'Nos últimos dias, diz o Senhor, derramarei o meu Espírito sobre toda a criatura. Os vossos filhos e as vossas filhas hão-de profetizar; os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos terão sonhos. (Atos 2,17). ”  É este aspecto comunitário que a profecia de Atos dos Apóstolos fala-nos sobre a profecia popular.


Referência
[1] Js 24,1: termo presença de Deus, é a própria Arca da Aliança.
[2] Êxodo 32,8:  A imagem do bezerro ou touro novo simboliza a força e fertilidade, foi banido do culto de Israel por causa de suas ligações com os Deuses e Deusas naturistas cananeus.
[3] http://www.catequisar.com.br/texto/materia/fe2/0628.htm < acessado 02 de maio 2016>
[4] Deus tomara quem dera, se for da vontade de Deus, Tomará Deus tomará, ...

Valdeci de Oliveira Biro
Pós-Graduado em Especialização Bíblica na área de Assessoria e Metodologia
 Pelo CEBI e Faculdade EST: Escola Superior de Teologia
Luterana de São Leopoldo-RS.
Membro da ABIB: Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica do Brasil-SP.
valdeci.biblista@outlook.com

valdeci.cebi.biblista@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário