CEBI
MÉIER
Comunidade Renato
Cadore
Bíblia e Gênero:
Jesus resgata a dignidade das
mulheres.
Fernando Henriques
coordenador
“Diante
disso, Jesus lhe disse: “Mulher, é grande a sua fé. Seja feito como você quer””
(Mt 15,28a).
Estamos acostumados a pensar em apóstolos e
discípulos. Esta maneira de ver a realidade torna-se excludente para com as
mulheres. Os evangelhos nos falam de muitas mulheres presentes na vida de
Jesus. Paulo vai nos falar de outras tantas comprometidas com a pregação da
palavra no espaço greco-romano.
A genealogia de Jesus que nos é apresentada
por Mateus (cf Mt 1,1-17) mostra como antepassadas de Jesus: Tamar, Raab, Rute
e Betsabeia. São todas mulheres que marcaram profundamente a história do povo
de Deus. Da mesma maneira Maria Madalena, Marta e Maria, e outras mulheres,
marcaram a vida de Jesus e das primeiras comunidades.
Na questão de gênero, Jesus quebra os
preconceitos da época que depreciavam as mulheres de maneira geral. Jesus toca
as mulheres e se deixa tocar por elas (cf Mc 1,29-31; 5,25-34), ele tem amigas
e hospeda-se em suas casas (cf Lc 10,38-42). Rute, antepassada de Jesus era uma
estrangeira. Da mesma forma a mulher cananeia (cf Mt 15, 21-28) que, ao ver-se
ignorada, desprezada, rompe o silêncio a que se submetia a mulher, e pronuncia
palavras de conversão que ajudam Jesus a perceber a universalidade de sua
missão.
No poço da Samaria, Jesus pede água para a
mulher. Jesus tem algo a oferecer: água viva e dignidade. Ela tem algo a
ensinar a Jesus: respeitar, reconhecer e partilhar. Juntos superam os
preconceitos que separavam judeus e samaritanos (cf Jo 4,1-30). Tornam-se
parceiros na missão, no anúncio da novidade. Adora-se Deus em espírito e
verdade. Deus é universal.
As mulheres tornam-se sinais do Reino de
Deus. A busca da moeda perdida (cf Lc 15,8-10) torna-se a parábola que revela a
busca do Reino. A mulher que põe o fermento na massa e faz um pão gostoso que
só (cf Mt 13,33), torna-se sinal da força dos pequenos que fermentam a massa para torna-la Reino de
Deus.
A
atitude mais revolucionária que Jesus assume é fazer das mulheres discípulas e
primeiras testemunhas de sua ressurreição. Elas vão ser as autoras das elegias
que nos vão transmitir os detalhes da vida vencendo a morte (cf Mc 16,1-11).
Em março o CEBI realizará três encontros.
No primeiro deles vamos falar de Tamar e outras mulheres em Juízes, 2 Samuel e
Provérbios. No segundo encontro vamos falar de Jesus e suas seguidoras. No
terceiro encontro vamos abordar os Cantares de Sulamita.
Para
saber mais:
1.
“Os Evangelhos –
Partilha, serviço e amor”, de Tea Frigerio (CEBI-PA) Curso Popular de Bíblia,
vol.5, edição CEBI, São Leopoldo, 2006.
2.
“Pentateuco
Feminino – Cinco Livros proclamados nas festas judaicas”, de Katia Rejane
Sassi, PNV 295, edição CEBI, São Leopoldo, 2012.
3.
“Sementes, pedras
e jardins na Literatura Bíblica”, de Nancy Cardoso Pereira, PNV 322, edição
CEBI, São Leopoldo, 2014.
A Comunidade Renato Cadore, o CEBI Méier,
vive o especial carisma do estudo da Bíblia e da Vida. Seus membros têm em
comum o gosto pelo estudo bíblico, a leitura popular da Bíblia, a leitura
orante, o gesto concreto e, principalmente a compreensão da Bíblia e da Vida
como revelações do Deus que nos ama sem quaisquer condições.
Venha
participar de nossas atividades e refletir conosco. Nossos encontros são aos
sábados, das 9 às 12 horas, na Casa Pe Dehon (Rua Vilela Tavares, 154, Méier).
Não há necessidade de inscrição prévia. Basta levar a sua Bíblia.
CEBI Méier
Programação para março/2016:
05/03 Bíblia e
Gênero – Visão patriarcal da mulher.
12/03 Bíblia e
Gênero – Jesus resgata a dignidade das mulheres.
19/03 Bíblia e
Gênero – Cantares, leitura feminina da Bíblia.
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