terça-feira, 1 de março de 2016

Bíblia e Gênero: Jesus resgata a dignidade das mulheres. Fernando Henriques - Cebi Méier


CEBI MÉIER
Comunidade Renato Cadore

Bíblia e Gênero:
Jesus resgata a dignidade das mulheres.

Fernando Henriques
coordenador

Diante disso, Jesus lhe disse: “Mulher, é grande a sua fé. Seja feito como você quer”” (Mt 15,28a).

    Estamos acostumados a pensar em apóstolos e discípulos. Esta maneira de ver a realidade torna-se excludente para com as mulheres. Os evangelhos nos falam de muitas mulheres presentes na vida de Jesus. Paulo vai nos falar de outras tantas comprometidas com a pregação da palavra no espaço greco-romano.
    A genealogia de Jesus que nos é apresentada por Mateus (cf Mt 1,1-17) mostra como antepassadas de Jesus: Tamar, Raab, Rute e Betsabeia. São todas mulheres que marcaram profundamente a história do povo de Deus. Da mesma maneira Maria Madalena, Marta e Maria, e outras mulheres, marcaram a vida de Jesus e das primeiras comunidades.
    Na questão de gênero, Jesus quebra os preconceitos da época que depreciavam as mulheres de maneira geral. Jesus toca as mulheres e se deixa tocar por elas (cf Mc 1,29-31; 5,25-34), ele tem amigas e hospeda-se em suas casas (cf Lc 10,38-42). Rute, antepassada de Jesus era uma estrangeira. Da mesma forma a mulher cananeia (cf Mt 15, 21-28) que, ao ver-se ignorada, desprezada, rompe o silêncio a que se submetia a mulher, e pronuncia palavras de conversão que ajudam Jesus a perceber a universalidade de sua missão.
     No poço da Samaria, Jesus pede água para a mulher. Jesus tem algo a oferecer: água viva e dignidade. Ela tem algo a ensinar a Jesus: respeitar, reconhecer e partilhar. Juntos superam os preconceitos que separavam judeus e samaritanos (cf Jo 4,1-30). Tornam-se parceiros na missão, no anúncio da novidade. Adora-se Deus em espírito e verdade. Deus é universal.
     As mulheres tornam-se sinais do Reino de Deus. A busca da moeda perdida (cf Lc 15,8-10) torna-se a parábola que revela a busca do Reino. A mulher que põe o fermento na massa e faz um pão gostoso que só (cf Mt 13,33), torna-se sinal da força dos pequenos  que fermentam a massa para torna-la Reino de Deus.
     A atitude mais revolucionária que Jesus assume é fazer das mulheres discípulas e primeiras testemunhas de sua ressurreição. Elas vão ser as autoras das elegias que nos vão transmitir os detalhes da vida vencendo a morte (cf Mc 16,1-11).
     Em março o CEBI realizará três encontros. No primeiro deles vamos falar de Tamar e outras mulheres em Juízes, 2 Samuel e Provérbios. No segundo encontro vamos falar de Jesus e suas seguidoras. No terceiro encontro vamos abordar os Cantares de Sulamita.
    

Para saber mais:
1.     “Os Evangelhos – Partilha, serviço e amor”, de Tea Frigerio (CEBI-PA) Curso Popular de Bíblia, vol.5, edição CEBI, São Leopoldo, 2006.
2.     “Pentateuco Feminino – Cinco Livros proclamados nas festas judaicas”, de Katia Rejane Sassi, PNV 295, edição CEBI, São Leopoldo, 2012.
3.     “Sementes, pedras e jardins na Literatura Bíblica”, de Nancy Cardoso Pereira, PNV 322, edição CEBI, São Leopoldo, 2014.
   
     A Comunidade Renato Cadore, o CEBI Méier, vive o especial carisma do estudo da Bíblia e da Vida. Seus membros têm em comum o gosto pelo estudo bíblico, a leitura popular da Bíblia, a leitura orante, o gesto concreto e, principalmente a compreensão da Bíblia e da Vida como revelações do Deus que nos ama sem quaisquer condições.
    Venha participar de nossas atividades e refletir conosco. Nossos encontros são aos sábados, das 9 às 12 horas, na Casa Pe Dehon (Rua Vilela Tavares, 154, Méier). Não há necessidade de inscrição prévia. Basta levar a sua Bíblia.

CEBI Méier
Programação para março/2016:
05/03 Bíblia e Gênero – Visão patriarcal da mulher.
12/03 Bíblia e Gênero – Jesus resgata a dignidade das mulheres.
19/03 Bíblia e Gênero – Cantares, leitura feminina da Bíblia.



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