segunda-feira, 13 de abril de 2015

Cristianismos Originários Comunidade Como Comunhão Das Diferenças: Unidade E Diversidade Dos Membros Do Corpo De Cristo Em 1°Corintios 12,1-11 Valdeci de Oliveira Biro - Cebi Volta Redonda

Cristianismos Originários
Comunidade Como Comunhão Das Diferenças: Unidade E Diversidade Dos Membros Do Corpo De Cristo Em 1°Corintios 12,1-11


Deus nunca Se cansa de perdoar, somos nós que nos cansamos de pedir a sua misericórdia.
Aquele que nos convidou a perdoar “setenta vezes sete” (Mt 18, 22) dá-nos o exemplo:
Ele perdoa setenta vezes sete. Papa Francisco - Exort. Ap. Evangelli Gaudium

A teologia tem a função de responder, à luz da revelação divina, e a fé cristã é a razão da esperança que há em nós (1° Pd 3,15-16). Por isso, o ponto de partida deve ser a Sagrada Escritura, que é “a alma da teologia” (DV 24[1]; VD 31[2]). Nossa tarefa neste artigo é interpretar um texto do apóstolo Paulo, precisamente, a perícope de 1° Cor 12,1-11 da Bíblia Pastoral:
V.1:
Sobre os dons do Espírito, irmãos, não quero que vocês fiquem na ignorância.
V.2:
Vocês sabem que, quando eram pagãos, se sentiam irresistivelmente arrastados para os ídolos mudos.
V.3:
Por isso, eu declaro a vocês que ninguém, falando sob a ação do Espírito de Deus, jamais poderá dizer: “Maldito Jesus!” E ninguém poderá dizer: “Jesus é o Senhor”! A não ser sob a ação do Espírito Santo.
V.4:
Existem dons diferentes, mas o Espírito é o mesmo;
V.5:
diferentes serviços, mas o Senhor é o mesmo;
V.6:
diferentes modos de agir, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos.
V.7:
Cada um recebe o dom de manifestar o Espírito para a utilidade de todos.
V.8:
A um, o Espírito dá a palavra de sabedoria; a outro, a palavra de ciência segundo o mesmo Espírito;
V.9:
a outro, o mesmo Espírito dá a fé; a outro ainda, o único e mesmo Espírito concede o dom das curas;
V.10:
a outro, o poder de fazer milagres; a outro, a profecia; a outro, o discernimento dos espíritos; a outro, o dom de falar em línguas; a outro ainda, o dom de as interpretar.
V.11:
Mas é o único e mesmo Espírito quem realiza tudo isso, distribuindo os seus dons a cada um, conforme ele quer.

A comunidade de Corinto tem várias características semelhantes ao nosso contexto eclesial pastoral. É como se estivéssemos nos vendo no próprio espelho. Principalmente no que diz respeito ao caráter da Igreja de Corinto: uma realidade carismática dissociada da realidade comunitária da Igreja de Cristo, que já naquele tempo causava estranheza e exigia uma orientação, para que houvesse uma ordenação dos fenômenos a Cristo, para frutificarem em amor autêntico. As pistas indicativas do Apóstolo Paulo aos coríntios iluminam nossa reflexão e nos motivam a responder e contribuir com a situação pastoral desafiante.
A perícope[3] de 1° Cor 12,1-11: traz uma cristologia dinâmica onde “Jesus é o Senhor”, um alicerce a ser construído a partir da “Trindade gera a comunidade”.
Esta perícope é o ponto de partida e fundamento para o apelo que Paulo faz à unidade, à caridade e ao uso adequado dos carismas em prol da comunidade. Ela afirma com exatidão a clara intenção do autor sagrado em demonstrar critérios para distinguir os falsos carismáticos, que em sua essência rejeitam o senhorio de Jesus Cristo, bem como sua aceitação e a exclusão ou presença do Espírito.
A redescoberta do Espírito Santo na vida pastoral deve continuar gerando frutos fecundos e eficazes, continuando a missão de proclamar que “Jesus é o Senhor” (v.1-3) [4], que só se realiza no Espírito Santo.
A perícope centrada na origem única dos carismas, apesar de sua pluralidade: é o mesmo Espírito que os distribui aos fiéis, sem discriminação, e para a utilidade comum da Igreja (v. 4-11) [5].
Este artigo será desenvolvido a partir do texto de 1° Cor 12,1-11. Seu contexto maior de 1° Cor 13-14 será referido sempre que necessário para esclarecer e completar alguma argumentação que possa orientar os passos exegéticos aqui tratados que são: análise de conteúdo; a análise teológica e a atualização pastoral.
Nosso próximo artigo, falaremos sobre a “Igreja de Corinto: realidade carismática dissociada da realidade comunitária da Igreja de Cristo (v.1-3)”.


Valdeci de Oliveira Biro
Pós-Graduado em Assessoria Bíblica Centro de Estudos Bíblicos
 Escola Superior de Teologia Bíblica Luterana de São Leopoldo-RS


Notas Bibliográficas



[1] Documentos do Concílio Ecumênico Vaticano II: Constituição Dogmática Dei Verbum sobre a
Revelação Divina. São Paulo: Paulus, 2001, p.9. 
[2] Exortação Apostólica Pós-sinodal: Verbum Domini. Libreria Editrice Vaticana: Cidade Do Vaticano, 2010, p.55.
[3]  PERÍCOPE. Delimitar o texto significa “estabelecer limites para cima e para baixo, ou seja, onde ele começa e onde ele termina. O trecho resultante dessa delimitação recebe o nome de perícope”. SILVA, Cássio Murilo Dias. Metodologia de exegese bíblica. São Paulo: Paulinas, 2000, p. 68.
[4] Comentário da Bíblia Pastoral, 2000. Cap.12,1-3: Na efervescência carismática dos coríntios existem traços pagãos. Estes se reúnem para cultivar o espetacular e o fascínio pelo sobrenatural impregnado de mística pagã; isso acaba tornando-se verdadeiro ópio. Paulo adverte: nem todas as manifestações de entusiasmo religioso provêm de Deus. Na mística cristã, o primeiro critério para discernir os verdadeiros dons do Espírito é reconhecer Jesus como Senhor.
[5] Comentário da Bíblia Pastoral, 2000. Cap.12,4-11 A Trindade é a base sobre a qual a comunidade se constrói: nesta, toda ação provém do Pai, todo serviço provém de Jesus e todos os dons (= carismas) provêm do Espírito. Cada pessoa na comunidade recebe um dom, ou melhor, é um dom para o bem de todos. Por isso, cada um, sendo o que é e fazendo o que pode, age para o bem da comunidade, colocando-se a serviço de todos como dom gratuito. Desse modo, cada um e todos se tornam testemunho e sacramento da ação, serviço e dom do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Paulo enumera apenas os carismas de direção e ensino. A lista não é completa, pois cada pessoa é um carisma para a comunidade toda. Cf. BARBAGLIO, Giuseppe. As cartas de Paulo I. São Paulo: Loyola, 1989, p. 135.

Nenhum comentário:

Postar um comentário