quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Artigo de Miqueias do mês da Bíblia(ICAR) 2016. Profeta Miqueias: seu povo, sua terra e sua proposta. Valdeci de Oliveira Biro - CEBI Volta Redonda(RJ)

Profeta Miqueias: seu povo, sua terra e sua proposta.  
Deus pode preencher com o seu amor os nossos corações,
  e permitir que caminhemos juntos em direção à Terra da liberdade e da vida”. 
Papa Francisco ‏@Pontifex_pt  24 de maio 2016 

Miqueias nasceu em Morasti (1,1), é a mesma Morasti-Gat, um arraialzinho do Reino de Judá, próxima da cidade Jerusalém uns 35 quilômetros. Fato importante, que esses dados nos situam num ambiente de interior, ou seja, da roça, o mundo do campesinato, em contato direto com problemas dos pequenos agricultores familiares, vitimas dos grandes donos de terra. O latifúndio. Olhando mais a frente, o arraialzinho de Morasti encontra-se rodeado de fortalezas; em círculos de dez quilômetros; surgem-nos outros arraialzinhos como Azeca, Soco, Adulam; Maresa e Laquês. A presença de militares e funcionários do Rei era frequente naquela região e, pelo que afirma o profeta, essa presença não era vista com bons olhos. Além do pagamento dos altos impostos; trabalhadores eram recrutados forçadamente a fazerem parte do exército para proteger a cidade Jerusalém (cf.3,10). A dominação dos grandes donos de terra, impostos altíssimos, roubos a mão armada por milicianos da época, trabalho escravagista, é o ambiente que se respirava.  
Sobre a posição social do Profeta Miqueias, era considerado “homem do campo (Smith). Homem simples do campo (Sellin), ou até situam nos círculos dos pequenos camponeses donos de rebanho, [que eram] oprimidos (Weiser). Wolf o julga personagem importante, tzaqen (justo) preocupado com as injustiças que sofrem seus irmãos. Seus argumentos não se mostram apodíticos [1] e talvez seja melhor manter o posicionamento de Rudolf: Miqueias pode ter sido camponês pobre, trabalhador do campo ou proprietário de pequenas terras [2]”. 
O livro de Miqueias situa seu profetismo durante os reinados de Joatão, Acaz e Ezequias, entre os anos 740-698. Neste contexto, a injustiça provocada pelos donos de terra (2,1-5) aconteceu em vários momentos neste cenário. De qualquer forma, relativamente, a data de atividade profética de Miqueias, ainda é debatida abertamente, ou seja, ainda não se tem um consenso pelos anos de atuação do profeta. Mas, segundo biblista José Maria Sicre: o texto 1,2-7 tem a Samaria capital do Reino do Norte; escrito entre 722 e 725, quando se inicia o cerco dominado dos Assírios. Por outro lado, temos a tradição do grupo do profeta Jeremias 26,18 que Miqueias atuou no tempo do rei Ezequias. Então podemos indicar como data aproximada da atividade do profeta Miqueias os anos de 727-701[3]. O profeta Isaías também foi contemporâneo do profeta Miqueias.  
A pregação de Miqueias concerne essencialmente á situação da moral religiosa de Judá. A falsa insegurança denuncia o profeta permanecendo fiel a Deus e a seu compromisso. O mal se tornou tão radical que a Samaria e Jerusalém aparecem como personificação do pecado (Mq 1,5).  
Na sua luta, Miqueias aparece como um homem solitário, só diante do povo cujo sofrimento partilha, só diante dos poderosos (sacerdotes, juízes e príncipes, cf. Mq 3), só diante dos profetas cegos que anunciam um futuro de felicidade e facilidade ( Mq 2,6-11 ). Mas enfrentam - os com coragem, e consciente de ser conduzido pelo Espírito do Senhor, que lhe dá a força de cumprir sua missão (Mq 3,8).     
                                                           
NOTAS REFERÊNCIAIS: 
[1] Apodítico: Diz se de uma verdade ou argumento evidentes por si, não necessitando de provas para serem compreendidos e aceitos. (LAPORTE, Ana Maria et al. Para Filosofar. São Paulo: Scipione, [S.d.], p. 305). http://verbofilosofico.blogspot.com.br/2011/03/apoditico.html <acessado 27 de maio 2016>.
[2] SICRE, José Luiz. Com os pobres da Terra. A Justiça Social dos Profetas de Israel. Tradução de Carlos Feliciano da Silveira. - Santo André. São Paulo: Ed. Academia Cristã Ltda; Paulus Editora, 2011, p. 324.
 [3] SICRE, José Luiz, p.325.   

Valdeci de Oliveira Biro é Pós-Graduado em Especialização Bíblica na Área de Assessoria e Metodologia Pelo CEBI e Faculdade EST: Escola Superior de Teologia Luterana de São Leopoldo-RS.
Membro da ABIB: Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica do Brasil-SP.
Apresenta o Programa especializado em Bíblia: Palavras e Mensagem na Rádio Sintonia do Vale 98,9 FM


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