segunda-feira, 8 de julho de 2013

O CRISTIANISMO PRIMITIVO: COMUNIDADE DE CORINTO- 2°PARTE - Biro - CEBI Volta Redonda

O CRISTIANISMO PRIMITIVO: COMUNIDADE DE CORINTO-2°PARTE

O presente, por ele vivido na entusiástica exaltação da experiência carismática, tinha absorvido o futuro, negando-o como portador de novidade. O todo da salvação era visto no hoje carismático. O carisma esgotava todas as experiências cristãs. Praticamente chegou-se a identificar o cristão com o carismático. As experiências exaltantes so Espirito terminarem por determinar o ser ou não ser do cristão. 
A propósito, é significativo que Paulo contraponha o ágape como caminho de ouro dos fiéis (12,31b), elevando-o a característica essencial da experiência cristã (13,1-3). O dom carismático extraordinário encontra em si mesmo a razão de sua validade. Escapa de qualquer exigência de legitimação, de qualquer critério de verificação. 
Como pretende que o Espírito, manifestamente presente e atuante nos cristãos extáticos, seja justificado por outros e não por si mesmo? 
O glossolalo é uma pessoa animada e tomada pelo Espirito, diga o que disser. O numinoso e o prodigioso valem por si mesmos. Daí a reocupação de Paulo de submeter às manifestações carismáticas ao crivo da confissão de Cristo Senhor (12,3) e ao critério de sua construtividade eclesial (12,7 e todo capítulo 14). No plano prático, as experiências extraordinárias do Espírito criavam desordem e caos nas reuniões comunitárias, como o deixa transparecer o capitulo 14. 
As vozes incompreensíveis dos glossolalo, as palavras carregadas de intensa emotividade e de frenética exaltação dos extáticos, a superposição das vozes de todos o que falavam ao mesmo tempo, tudo confluía para tornar estéreis as assembleias eclesiais. Nelas predominava o espanto, a excitação, uma atmosfera mais de sessão espírita do que de pacata manifestação comunitária. Tanto mais que delas participavam também simpatizantes, que ficavam com a desagradável sensação de uma loucura contagiosa e generalizada. 
A ostentação desordenada de alguns predominava sobre a participação pedagógica de todos, na base de palavras e discursos verdadeiramente comunicativos. Conclusão, em Corínto reinava um carismatísmo onicompreensivo e, reducionista. Havia levado a se conhecer e a se viver a experiência do Espírito: Em chave extática e numinosa; Como exclusivo desempenho individual; Como fenômeno aristocrático, elitista; Em termos que faziam englobar toda a realidade salvífica e toda a vida cristã; Como exclusão de comprovação exterior. 
Paulo responderá apresentando uma concepção diametralmente oposta do Espírito, entendido em essencial relação com a Igreja como Senhor. Definirá o carisma em termos de serviço, ou seja, de utilidade para o crescimento da comunidade (12,7 e 12,12 ss). O critério comprovador é a confissão de Jesus como Senhor (12,3). Com soberana liberdade e ilimitada generosidade o Espírito distribui aos fiéis os seus dons, de tal modo que ninguém os possui todos, e ninguém estão totalmente privados deles (12,4 ss). De qualquer forma, não e a experiência carismática que exprime a perfeição da salvação, mas sim o ágape, que é a verdadeira definição do cristão (capítulos 13).
 Valdeci de Oliveira-Biro-Coordenador do CEBI-VR/ Assessor Bíblico GAEB- da Área Norte.
Comunicador da Rádio Sintonia do Vale: Programa Palavra & Mensagem. Dom.10 às 12 hvaldecideoliveira@hotmail.com

AGENDA - CEBI VOLTA REDONDA 

DIA 27 DE JULHO
HORARIO 8-16 h      
FORMAÇÃO BIBLICA
PRINCIPAIS GRUPOS E PERSONAGENS NO EV. DE LUCAS           
ASSESSOR: BIRO     
 LOCAL: SÃO FRANCISCO DE ASSIS-RETIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário