segunda-feira, 3 de outubro de 2016

As Crianças E Os Velhos Nas Praças Serão Um Sinal Dessa Nova Aliança. - Valdeci de Oliveira Biro - Cebi Volta Redonda (RJ)

As Crianças E Os Velhos Nas Praças Serão Um Sinal Dessa Nova Aliança.

Livro do Profeta Zacarias 8,4-5: “Velhos e velhas ainda se sentarão nas praças de Jerusalém, todos de bengala na mão por causa da idade. Mas logo as praças da cidade ficarão cheias de meninos e meninas a brincar pelas ruas”. Citação retirada da Bíblia Pastoral, Paulus, 1990.
 O Livro de Zacarias reúne oráculos[1]do profeta que tematizam a promessa de salvação. E uma profecia escrita no exílio da Babilônia (520 a.C.), em terra estranha para os Israelitas. O profeta anima o povo a retornar do exílio e reconstruir a cidade e o templo de Jerusalém.
Neste contexto ele anuncia um tempo de esperança, que as praças da cidade se encherão de meninos e meninas, que nelas brincarão (Zc 8,5).
Javé convida seu povo para fazer com ele uma nova aliança fundada na verdade e na justiça, a força capaz de trazer a paz e a alegria. As crianças e os velhos nas praças serão um sinal dessa aliança. Crianças brincando na praça é um sinal claro de que há segurança. Jerusalém é a cidade ideal: sem muros, e uma nova população. Velhos com idade avançada, crianças brincando é uma perspectiva de uma população em crescimento, um bom sinal diante da dispersão judaica (espalhamento dos judeus pelo mundo) após o exílio da Babilônia.

*Valdeci de Oliveira Biro
Coordenador do CEBI-SUL FLUMINENSE-VOLTA REDONDA
Pós-Graduado em Especialização Bíblica na
Área de Assessoria e Metodologia
 Pelo CEBI e Faculdade EST: Escola Superior de Teologia Luterana
Membro da ABIB: Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica





[1]  Uma coletânea de discursos de julgamento contra os dominadores que prejudicam os mais pobres e indefesos: órfão, a viúva e o estrangeiro. Javé fala através da boca dos profetas. Através das palavras dos profetas exprime sentimentos de castigo ou a ira e anunciam também a esperança consoladora. É a própria fala ou declaração de Javé: "assim disse Javé", ou de fórmula acentuada: “Ouvi esta palavra!" Eu [Javé] não o revogarei...