terça-feira, 8 de novembro de 2016

"A Esperança é a última que morre." Fernando Henriques coordenador/CEBI Méier


CEBI MÉIER
Comunidade Renato Cadore

Mês da Bíblia:A Esperança é a última que morre.

Fernando Henriquescoordenador


Praticar o direito, amar a misericórdia, caminhar humildemente com o teu Deus” (Mq 6,8).

    No mês da Bíblia do ano de 2016, setembro, o livro bíblico a ser estudado e meditado é o do profeta Miqueias. O tema é “A Profecia em defesa da vida”. O lema é uma frase do próprio livro de Miqueias, cap.6 v-8 (O Profeta Miqueias – a esperança é a última que morre, Carlos Mesters e Francisco Orofino, edição CEBI, PNV 335, São Leopoldo, 2015).
    Miqueias falava ao povo de Deus. Quem era esse povo de Deus? Num mundo dividido entre exploradores e explorados, Miqueias não tinha nenhuma dúvida: o povo de Deus eram os pobres, aqueles que tinham que entregar suas capas de frio como garantia (cf Ex 22, 25-26 e Dt 24, 10-13).
   Povo de Deus eram as mulheres e crianças tiradas de suas casas e vendidas para pagar as dívidas da família. O empobrecimento das pessoas estava crescendo assustadoramente. A escravidão tinha chegado à região por causa das dívidas.
   Povo de Deus eram os pequenos proprietários com sua agricultura de subsistência que eram roubados de suas terras e casas. A ganância do latifúndio levava ao empobrecimento de uma vasta população.
   O profeta vai se lembrar de Belém, um lugarzinho insignificante do interior, embora perto da capital Jerusalém. “E tu, Belém, pequena demais para ser contada entre as aldeias da tribo de Judá. É de ti que vai sair aquele que deve governar Israel. A origem dele vem de um passado distante. Ele se colocará de pé e guiará o seu rebanho com a força do Senhor. Ele mesmo será a paz! (Miquéias 5, 1-4).
    O profeta da roça acredita que dos pobres do interior virá um verdadeiro líder popular que trará a paz para o povo. Muito a norte dali, nas serranias da Galileia, há uma aldeia ainda mais insignificante, de seu nome Nazaré.
     Miquéias imagina que o novo Messias virá de Belém, assim como Davi. Miqueias tinha certeza de que os pobres seriam a única garantia de um futuro melhor. Nenhum futuro bom se poderia esperar dos palácios, dos bairros ricos das cidades, de qualquer rei poderoso. O futuro deveria vir da periferia.
     O livro de Miqueias oferece uma espiritualidade que possibilita o despojamento necessário para superar o consumismo e o individualismo da cultura do mercado global. Ele apresenta uma visão de Deus presente na sua criação, caminhando com seu povo em busca de “terra, pão e moradia” (Profecia em defesa da vida – círculos bíblicos sobre o Livro de Miqueias, Mercedes Lopes, edição CEBI, PNV 339, São Leopoldo, 2016).

     O CEBI Méier, continua seu especial carisma do estudo da Bíblia e da Vida, nossos encontros são aos sábados das 9h às 12h, na Casa Pe. Dehon (Rua Vilela Tavares, 154, Méier). Não há necessidade de inscrição prévia. Basta levar a sua Bíblia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário