terça-feira, 29 de março de 2016

AMÓS: O profeta da justiça social. Valdeci de Oliveira Biro - Cebi Volta Redonda

AMÓS: O profeta da justiça social.

Ninguém pode ser excluído da Misericórdia de Deus.
 A Igreja é a casa que acolhe todos e não rejeita ninguém’.
Papa Francisco ‏@Pontifex_pt  17 de mar.

 O profeta Amós nasceu em Técua, povoado de Judá, 9 km a sudeste de Bet (casa)-Lehem (pão): significado da cidade de Belém é casa do pão. (cf. 2°Sm 14,2: 2°Cr 11,6). Amós atuou no reinado de Jeroboão II (782-753 a.C.), reino do Sul. Gozava de uma situação econômica confortável. Proprietário de grandes rebanhos (cf. 2° Rs 3,4). Responsável por  rebanhos do rei de Jerusalém. (Cf. v. 2, pastor, e 7,14; nota Biblia TEB.). Diante do milagre econômico Israelita, respirava-se uma relativa paz social.

 Yahweh* o arranca do campo (7,10-14), para convertê-lo em profeta em Israel, a fim denunciar a podridão subterrânea e o faz isso com coragem. Na Samaria, Amós era capaz de ver dentro dos palácios, por debaixo dos leitos de marfim, no fundo dos copos de vinhos dos banquetes dos ricos: violência e rapina. Sua palavra perturbava o rei, a alta sociedade e os sacerdotes... Presença de um homem livre passando por entre homens vinculados ao poder explorador sobre a vida de muitos inocentes é profundamente perturbadora e ofensiva para Yahweh.

O profeta é homem da crise. Encara a crise de frete, reconhece-a e assume-a e agrava-se. Quando outros estão interessados em oculta-la e encobri-la sua tarefa é desmascará-la e desvelá-la. Seu olhar é tão límpido e tão fixo que a crise começa a refletir-se e a espelhar-se em seus olhos e sua existência mesma se torna crítica, sua simples presença instaura a krísis palavra grega que significa: agravamento do julgamento, do discernimento, da divisão. O profeta é visto como um homem perigoso, indesejável, “sinal de contradição”, “homem das calamidades” (Cf 1°Rs 22,1-28;18,16-18; Lc 2,34), porta voz de Deus. Deus fala através de sua boca. O profeta se torna insuportável para o rei e a classe alta e sacerdotes. Ele é subversivo de Yahweh (7,10-17).

O profeta assume a luta política, uma sociedade contaminada pela injustiça social, baseada no poder e propriedades rurais; terras eram tomadas dos pequenos agricultores e o gado se tornava a arma poderosa do mundo rural. Quem tinha o boi como máquina do arado na terra, se tornava dono agronegócio da época. Ricos, indiferentes e cegos, que não enxerga seus erros, serão castigos (4,6-11), julgamento: fome e sede, luto e dor (8,9-14); exploravam pobres* (9,8. 10), tempo da restauração (9,11-15).  

O profeta faz opção pelos pobres, indignação e denúncia frente exploração do povo, a mando de políticos detentores do poder. A indignação de Yahweh, personificada na imagem do leão, o profeta é a voz deste rugido (3,4. 8), a conversão dos ricos não acontecer, o leão os fará presa fácil(3,12; 5,19). Ataca a indiferença e falta de solidariedade (6,4-6); riquezas adquiridas à custa das explorações dos empobrecidos (4,1; 5,11). A classe alta agia de forma injusta, no culto (5,21-23), com riquezas e influência política (6,1). “O dia de Yahweh”, Yahweh tomará partido em favor de seu povo explorado. Dia funesto (5,17s); todos serão castigados (5,16s); haverá uma cobrança a partir da responsabilidade (3,2), o encontro com Yahweh será terrível (4,12).    

O profeta denúncia alienação religiosa, ataca as devoções vázias e as peregrinações aos santuários que praticavam injustiças, que não tinham ligação nenhuma com a vida e com Yahweh Libertador. O julgamento de Yahweh, tema chave, começará pelos povos vizinhos (1,3–2,3), passará por Judá (2,4s) e culminará em Israel (2,6-16). Israel é culpada de injustiças: o culto ilegítimo que vicia (5,21-25), e a idolatria que corrompe.     

Amós prevê a catástrofe. Tem consciência, que Israel será presa fácil, no ano 746 a.C.; morre o rei Jeroboão II, no ano seguinte sobe ao trono da Assíria, o rei Tiglat Piléser III, será o começo do fim para Israel. Amós termina sua profecia com um oráculo de esperança. O profeta se torna a boca de Yahweh contra a injustiça social.

            * Utilizamos a pronuncia Yahweh, em profundo respeito à fé Israelita.
*Conceito de pobre na raíz hebraica עניו: anayn: fraco e aflito.
Na raíz grega πτωχος: ptochós: reduzido à pobreza.

Valdeci de Oliveira Biro
Pós-Graduado em Especialização Bíblica na área de Assessoria e Metodologia
 Pelo CEBI e Faculdade EST: Escola Superior de Teologia
Luterana de São Leopoldo-RS.
Membro da ABIB: Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica do Brasil-SP.
valdeci.biblista@outlook.com
valdeci.cebi.biblista@gmail.com

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